quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cavendish - o "açúcar" do mundo dos tabacos!




Prezados, hoje resolvi tecer pequenas linhas a respeito do tabaco Cavendish, um tabaco doce, aromático, suave, presente em muitas misturas aromatizadas e mesmo como tabaco base para diversas misturas, é ingrediente fundamental de umas das misturas mais apreciadas do mundo, o lendário Dunhill 965, no Davidoff Flake Medallions faz parte do seu centro imprimindo encanto, enfim, um instigante tabaco,  então, vamos lá!

Alguns o consideram o açúcar do mundo dos tabacos, afirmando que o Perique seria a pimenta e a Latakia o sal! 

Essa comparação é comum ao conversarmos com confrades ingleses e americanos a respeito de tabacos, eles traçam esse paralelo para melhor qualificar e expressar as características desses incríveis tabacos! 

Para facilitar a escrita e igualmente para ser mais didático, farei o texto em forma de perguntas e resposta.


Cavendish é um tipo de tabaco ou um corte de tabaco?

Aqui começa uma das grandes confusões do mundo dos tabacos para cachimbos, pois o cavendish pode ser os dois! Essa nomenclatura é utilizada tanto para denominar um tipo de corte do tabaco como também para denominar um tipo de tabaco, o tabaco cavendish!

Podemos plantar Cavendish?

Não, não existe uma especie de tabaco denominada cavendish, mas sim um processo - cura -  que o tabaco sofre que o torna cavendish, portanto, não se planta cavendish, se faz cavendish! Assim, exemplificando, como também não se planta latakia, se planta Smyrna que passa por um processo de cura que a transforma em Latakia!

Cavendish é um tabaco utilizado como base ou como "tempero" nas misturas de tabacos?

Aqui está a maior versatilidade do cavendish, ele serve tanto como base para inúmeras misturas,  mas também serve como "tempero" - aroma, sabor -, funcionando como um agente aromatizante em determinadas misturas. 

Quais tabacos são utilizados para fazer o tabaco cavendish?

Burley, virginias e também o maryland são os tabacos utilizados.

Como é esse processo de cura?

Os tabacos citados acima são colocados/mergulhados em uma substancia doce, rica em açúcar como mel, rum, açúcar, alcaçuz, baunilha, etc., após essa infusão o tabaco é comprimido, aquecido, "vaporizado", fermentado e envelhecido durante um determinado tempo, como ele forma um bolo, pois foi comprimido, o processo seguinte é esfarelá-lo. 

Sintetizando muito, é mais ou menos isso, claro que o processo é muito mais complexo, demorado e rico!

Um tabaco cavendish pode ser diferente de outro tabaco cavendish?

Sim! Aqui entra dois fatos determinantes, os tabacos utilizados e suas proporções, bem como as substâncias - mel, baunilha, etc -em que os tabacos foram "molhados", resultando em alguns sabores e aromas mais particulares e diferenciados que outros! 

Atualmente devido a padronização, isso se vê com menor frequência. Muitas empresas preferem comprá-lo pronto do que efetivamente fazer esse trabalhoso e demorado processo, portanto, nossos cavendish hoje são quase todos iguais!


1585 e Sir Thomas Cavendish 

Finalizando, não poderíamos falar em cavendish sem nos referirmos ao Sir Thomas Cavendish - interessante o sobrenome dele né! Notou alguma semelhança com o tema? hehehehe  - que em uma viagem a uma colônia inglesa - por volta de 1585 -  foi apresentado pelos nativos ao tabaco e resolveu trazê-lo para a Inglaterra para difundi-lo e comercializá-lo, como a viagem era longa, para evitar que o tabaco secasse teve a brilhante ideia de banhá-lo com rum para evitar o ressecamento ao mesmo tempo que garantia uma fumaça mais doce, pensou ele. 

Então prensou as folhas com uma lona de vela e amarrou com barbante. O resultado foi maravilhoso, ele provou e gostou, o tabaco era mais aromático, mais suave e a fumaça mais doce, era o surgimento do famoso Cavendish! 

Resumindo muitooo, foi mais ou menos isso que originou o nosso apreciado cavendish!

Abaixo, a grande personalidade que "inventou" o Cavendish! Minha sincera homenagem!heheheh

Sir Thomas Cavendish


Espero que tenham apreciado!

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!



Um comentário:

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente