terça-feira, 4 de dezembro de 2012

CACHIMBO - uma bebida interessante!!!

Prezados amigos e confrades, dedico o post de hoje para a famosa bebida do nordeste chamada CACHIMBO, isso mesmo, é uma bebida!!!!
 
 Muito saborosa por sinal!!! Abaixo, o artigo retirado do site


"Ao contrário do que pode indicar o nome, se trata mesmo é de uma bebida que leva a típica cachaça brasileira, polpa de fruta da época e mel.

Segundo dona Ana, entre as bebidas alcoólicas, a mais difundida no Sertão é a aguardente, de incontáveis denominações. Com ela é possível fazer muitas misturas como as diferentes batidas e o apreciado cachimbo, indispensável em famílias de qualquer classe social e servida na ocasião do nascimento de um filho.

O sabor do cachimbo depende das frutas disponíveis na época em que está sendo preparado, mas umbu, maracujá, limão, coco, ananás (um tipo de abacaxi), goiaba e manga são os mais comuns.

Aqui, preparamos uma versão para relaxar: um cachimbo de maracujá.

Ingredientes
2 xícaras de mel de abelha
1 litro de aguardente
4 xícaras (chá) de polpa de maracujá


PreparoMisture até unir bem o mel de abelha com a aguardente. Junte a polpa da fruta e coloque em um recipiente como uma vasilha com tampa "que se preste ao sacolejo". Agite fortemente até a polpa do maracujá desmanchar e se unir com a cachaça. Coe, coloque em garrafas e tampe.
Fonte: Globo Rural

Quando as mulheres dão à luz, no Sertão ou até mesmo na Zona da Mata ou do Agreste, os maridos servem uma bebida chamada cachimbo, que é a mistura de cachaça com mel de abelha.
Fonte: Dicionário de Folclore para Estudantes, Mário Souto Maior e Rúbia Lóssio, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2004.

Bebida feita com mel de abelhas e aguardente.
"E bebia cachimbo, mistura de aguardente e mel de abelha dos cortiços pendurados no beiral do alpendre" (Graciliano Ramos, Infância, 140, Rio de Janeiro, 1945).

Fonte: Dicionário do Folclore Brasileiro, Câmara Cascudo, Ediouro, 1999.
Siga www.onordeste.com pelo Twitter - O melhor conteúdo sobre a região Nordeste do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente