quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Tabacos aromáticos \ aromatizados - uma pequena nota

Um fornilho repleto de um bom aromático tem seu valor!

Prezados, os tabacos aromáticos dividem o público cachimbeiro. Uns amam, outros desprezam. Quem não gosta os coloca em uma categoria de tabacos ditos "inferiores", pois seriam "inferior" aos puros, que não levam aromatizante algum (sem aromatizantes artificiais). Porém, uma coisa é certa, eles são a porta de entrada para a maioria dos cachimbeiros, inclusive, por isso, eles têm o meu respeito! Portanto, vou falar, rapidamente, e sem pretensão alguma, sobre esses famosos tabacos aromáticos.

Em se tratando de aromáticos, o primeiro passo é optar pela graduação do agente aromatizante, bastante, médio ou pouca aromatização artificial. 


Passando essa primeira etapa, cabe selecionar os aromas de vossa predileção, uns adoram chocolate, outros se deliciam com baunilha, mas o mercado nos possibilita uma variada gama de sabores.

Passado esse processo, vem a parte mais difícil, que consiste em descobrir o ponto certo de umidade do tabaco aromático escolhido, o que é uma tarefa das mais difíceis, em se tratando desse tipo de tabaco! Vou explicar o motivo.

Nenhum tabaco perde tanto, como os aromáticos, em sabor e qualidade, considerando o quesito umidade! Um tabaco aromático seco, ou pelo menos estando bem mais para seco, pode tornar-se horrível!!! De outra banda, um aromático úmido demais é difícil de ser cachimbado, pois efetivamente solta muitaaaaa "agua"! 

Detalhe, se ele secar demais, não adianta tentar "reumidecer", pois o mesmo já perdeu grande parte do seu encanto e já deve ter esvaído seu sabor!

O segredo, na minha modesta opinião é: quando ele ficar no ponto, simplesmente aproveite o máximo que puder, pois no "dia seguinte" ele se tornará outro tabaco, talvez,  até,  muito decepcionante!

Esse foi um pequeno texto, sem pretensão de ser o dono da verdade, mas antes, mais um texto qualquer, onde se relata o pensamento de um simples cachimbeiro, baseado na sua pequena experiência!

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

P.S. Prezados, não me ative a terminologia, nesse texto, tanto a palavra "Aromatizado" e "Aromático" significam a mesma coisa, ou seja, um tabaco que foi aplicado um agente químicos aromático artificial.

4 comentários:

  1. Concordo! É preciso respeitar os gostos individuais. Mas há momentos para os tabacos "artificiais", assim como há para os "puros". Como diz o poeta Carlos Drummond de Andrade, "tudo depende da hora e de uma certa inclinação frenética". Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ilustre confrade, concordo com o amigo! Belas e poéticas palavras!!! Adorei a citação de Drummond, como sempre, ele está corretíssimo!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. Confrade, eu sou daqueles que despreza os aromáticos mas, vez ou outra, dou uma chance a eles hehehe. Acabo de abrir aqui um pacotinho de Vanilla Cream da McB. Até que tá bom.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o confrade "é dos meus"! hehehehehheTambém não posso dizer que sou o maior apreciador, porém, vez ou outra, eles aterrissam em meu fornilho, e quando o fazem, são muito bem vindos!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente