Prezados confrades, hoje o nosso convidado é muito especial, eu até diria que é famoso, pois ele é muito conhecido, aparece na telinha através do Youtube, no querido canal Tabaco Diário. O Cachimbeiro de Verdade de hoje é o confrade Luiz Leal!
Conheci o confrade Luiz Leal através do seu canal do Youtube e posteriormente começamos a conversar no facebook, o qual se revelou uma pessoa muito simpática e sempre disposta a ajudar (característica nata dos verdadeiros cachimbeiros), sempre postando algo interessante e revelando um notório conhecimento.
Aliado a tudo isso o confrade Luiz Leal transmite esse conhecimento através do seu canal, com muita sapiência. É um colecionador de "tamper/socadores" e possui uma fabulosa coleção de cachimbos, com exemplares maravilhosos! Um santista de coração e um amante do mundo dos charutos. Destarte, vocês já perceberam que nosso convidado é muito especial, até porque para manter e ter um canal como esse, tem que ser mestre!
Agradeço de antemão ao nobre confrade por ter aceito prontamente o convite e obrigado por dividir seu conhecimento conosco, bem como por fazer parte do nosso mundo, enriquecendo-o com sua presença.
A entrevista, in verbis.
1. Confrade Luiz Leal, começo a entrevista, agradecendo sua presença e perguntando ao confrade como foi que conheceu e adentrou na nobre arte de cachimbar?
Eu fui apresentado à nobre arte por um amigo, que hoje nos representa muito bem na ONU. Na época, éramos dois estudantes em curso preparatório para concursos públicos. Um dia dei carona a esse meu amigo. Quando chegamos na república de estudantes em que morava, ele me convidou a entrar pra tomar um café e continuarmos o papo. Logo ele trouxe dois cachimbos e um pouco de tabaco e perguntou se eu queria experimentar. Movido pela curiosidade, logo estava dando minhas primeiras baforas, completamente sem jeito ainda. Desde então, não parei mais.
2. Sua coleção de cachimbos é notória em nosso meio, por primar em ter excelentes exemplares. Dessa verdadeiras obras de arte, qual é o seu preferido? Ou teria mais de um?
Cachimbo preferido é complicado. É como ter que escolher um filho predileto. Mas sem fugir à resposta, meu cachimbo predileto até hoje é um Butz-Choquin da série Millésime, em que são produzidas apenas 1000 peças por ano, do ano de 1997. Ele possui formato único e diferente, com fornilho alto, mas não muito largo, sendo perfeito para fumar tanto flakes quanto outros tipos de cortes mais soltos. Não aceita filtro, mas vem com condensador metálico.
3. Conhecedor de muitos tabacos, poderia nos listar 3 tabacos que considera inesquecíveis?
Tabaco inesquecível não é necessariamente o predileto, até porque o predileto sempre muda de acordo com nossa fase na nobre arte. Mas posso citar 3 que foram importantes em minha caminhada: Começo pelo Germain's Celebration. Foi o primeiro tabaco com o qual consegui perceber e diferenciar aromas e sabores. Uma excelente opção de aromático. O segundo inesquecível foi o Dunhill Light Flake (hoje apenas Flake). Foi com ele que, aos poucos, fui deixando o universo dos aromáticos para adentrar no dos tabacos neutros. Com ele consegui perceber a doçura natural e encantadora dos Virginias. O terceiro tabaco inesquecível pra mim foi o Dunhill My Mixture 965, pois ele me ensinou a gostar, a apreciar e a me apaixonar por Latakia e Misturas Inglesas e suas variantes.
4. Como sei que é um colecionar de socadores/tamper, poderia nos mostrar o seu predileto?
O meu predileto é minha última aquisição, da marca IM Corona. Gosto dele pois é em formato de canivete, bem compacto e fácil de transportar, e possui ponteira dobrável bem longa, o que facilita na hora de limpar os cachimbos.
5. Assistindo seus vídeos, percebi sua paixão pelos isqueiros. Focalizando na nobre arte, qual isqueiro que considera ideal para cumprir a essencial função de colocar fogo no tabaco??
O isqueiro ideal não é necessariamente o mais caro ou o mais bonito, e sim um que seja bem prático. Penso que o isqueiro deva ser a gás butano, recarregável e que possua a chama em ângulo (45º ou 90º), o que facilita o acendimento sem queimar o cachimbo ou os dedos de quem acende. Nesse estilo, existem diversos modelos e marcas disponíveis no mercado, pra todos os gostos e todos os bolsos.
6. Além de ser um mestre nessa arte, o amigo possui um excelente canal no YouTube denominado Tabaco Diário. Nos fale como surgiu essa ideia e como é manter um canal com tanta qualidade nos conteúdos.
O "mestre" fica por sua conta, nobre confrade...rs. Eu resolvi fazer meu próprio canal após assistir a inúmeros outros, dos mais variados temas. Como é um canal pessoal, decidi mostrar nele as coisas de que gosto. No início eu foquei no público estrangeiro, por isso fazia os vídeos em língua inglesa. Mas aos poucos muitos assinantes pediam pra fazer os vídeos em língua portuguesa, o que de pronto aceitei, pois há inúmeros canais em idiomas estrangeiros mas quase nenhum no vernáculo. A partir de então, o canal cresceu e vem crescendo muito, o que me deixa muito feliz, pois é o reconhecimento do nosso trabalho. Manter o canal, porém, não é fácil. Não tenho nenhum patrocínio e faço tudo por conta própria. Pra manter um canal como esse, gasta-se tempo e dinheiro.
7. E quem quiser se inscrever no seu canal, como faz?
Quem quiser se inscrever, basta acessar o YouTube, digitar "Tabaco Diario" no campo de pesquisa e, na página principal do canal, clicar no botão "assinar" ou "subscribe" em inglês. Aí é só acompanhar os vídeos e as novidades.
8. Agora uma pergunta para descontrair, cachimbo e futebol combinam? Qual seu time de coração?
Em minha modesta opinião, cachimbo combina com tudo. Assistir a uma partida de futebol acompanhado de nosso pipo é ótima pedida. Digo isso pois um fornilho cheio costuma durar, pra mim, o mesmo tempo da partida. Meu time de coração é o Santos, de tantos títulos e craques, assim como o seu Grêmio, confrade Rovian.
9. Sei que já tomei muito do seu tempo, e peço desculpa por isso. Para finalizar, que dicas daria aos iniciantes que estão adentrado na nobre arte?
Nada que se desculpar. Eu agradeço imensamente a oportunidade e aproveito para dar os parabéns por seu excelente trabalho. A dica que eu daria aos iniciantes é pra ter muita paciência, pois fumar cachimbo é uma arte em nada imediatista. É preciso tempo pra aprender a fumar, pra conhecer os tabacos, os acompanhamentos, a cuidar, a limpar e as técnicas necessárias. Um forte abraço a você e aos seus leitores!
***
Obrigado confrade Luiz Leal pela brilhante entrevista. Tenho certeza que, assim como eu, os confrades adoraram. Que belo cachimbo esse seu B.C, estupendo!
Confrades, semana que vem tem mais um convidado muito especial. Não percam!
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Maravilha de entrevista!!!
ResponderExcluirParabéns aos dois, ambos foram muito importantes com dicas e ensinamentos pra mim no início da minha jornada na Nobre Arte!
Grande abraço aos dois e excelentes acchimbadas!!!
Que bom que gostaste Carlos Junior, o Luiz Leal sempre nos surpreende positivamente!
ExcluirAgradeço pelas palavras, fico feliz que contribuí para formar esse grande cachimbeiro que hoje o amigo se tornou!!!
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Essa entrevista eu já estava até esperando... Grande confrade Luiz Leal... Um grande amigo muito atencioso e educado! Consegui obter muito conhecimento pra quem é iniciante como eu, com o canal Tabaco Diário... Assim comecei a apreciar a Nobre Arte.. Rovian e Luiz, grandes cachimbeiros!
ResponderExcluirQue bom que gostou confrade, realmente o confrade Luiz Leal é excepcional!!! Muitos nos ajuda a ter um horizonte mais amplo na nobre arte!
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Confrade Rovian, mais uma grande entrevista, o confrade Luiz Leal para mim foi um marco, quando descobri o canal Tabaco Diario passei a olhar o cachimbo com outros olhos, e vi o quanto eu conhecia da nobre arte (nada) hoje sempre que estou no Youtube ou no wordpress dou uma olhada no Tabaco Diário.
ResponderExcluirParabéns mais uma vez pelas excelentes entrevistas só gente de peso...heheeh
Obrigado confrade, como falei anteriormente ao outro confrade, são pessoas assim que ajudam a ampliar nossos horizontes!!!
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Excelente entrevista. Parabéns!
ResponderExcluirObrigado confrade amigo! Por falar em confrades, o amigo é um poeta nato, uma hora poderia escrever uma poesia sobre cachimbo, quando tiver naquele momento de inspiração para esse humilde mortal divulga no blog! Claro, se o amigo desejar e quiser. ;)
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Boa noite, confrade. Não vi posts recente do confrade Luiz Leal no YouTube. Gostaria de iniciar na nobre arte, mas as dificuldades de se encontrar bons cachimbos e bons tabacos. Como consigo trocar idéias com o amigo?
ResponderExcluirGrande confrade Luiz leal, estamos todos esperando que ele volte! :)
ExcluirEntra no nosso grupo no facebook, lá trocamos muitas ideias, está convidado!
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!!
Como encontro o confrade lá no facebook? Um abraço e retribuo as excelentes cachimbadas.
ExcluirConfrade, entre no nosso grupo do facebook, no link abaixo:
Excluirhttps://www.facebook.com/groups/598137850325334/
Muito, mas muito bacana o seu Trabalho Confrade Rovian!!
ResponderExcluirAgora foi que me dei conta, de que é contigo que aprendo tanto no canal do Facebook!!rs (sou meio lento!rs)
Obrigado mais uma vez por trazer tanto conhecimento para este que ainda se inicia na Nobre Arte de Cachimbar!
Muito obrigado, e parabéns pelo excelente trabalho!!
(Vandré Nascimento no Facebook!)
Obrigado pelas tuas palavras confrade! Fico muito feliz que esteja apreciando o blog, o grupo e principalmente o universo da nossa arte!
ExcluirMas não se iluda, eu e os confrades aprendemos muito com o amigo também!!!
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Ótima entrevista! O confrade Luiz Leal já contribuiu com a (in)formação de muitos cachimbeiros de qualidade nesse Brasil, entre os quais eu me incluo!
ResponderExcluir