Prezados confrades e amigos, hoje venho mostrar a experiência muito interessante do confrade Edilson Ferreira com os Corn Cobs! Como sempre gostei de coisas feitas a mão, caseiras, resolvi compartilhar essa experiência do confrade, no qual ele mesmo criou/fez seus Corn Cobs, maravilha né??!!!
Abaixo as fotos que os mesmo me enviou, sem qualquer alteração! Espero que apreciem!
Ficou muito legal confrade Edilson, parabéns!!! Agora nos relate, se possível, nos comentários, como está sendo a cachimbada com eles?
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Quero detalhes sobre o tipo de sabugo, cura, inserção da piteira e etc... estou a fim de fazer um (ou dois). Gracias, Vaz.
ResponderExcluirOlá confrade, prazer ter o amigo aqui!
ExcluirPedi para o Edilson comentar no post, esperemos por ele por mais detalhes!!!heheheh
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Ficou show, adorei..
ResponderExcluirQue bom que gostou! Também achei muito legal a ideia do confrade!!!
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Realmente ficou excelente e assim como o Luiz Vaz gostaria de saber os detalhes técnicos, Parabéns Edilson pelo belo trabalho.
ResponderExcluirFicou bom mesmo né confrade Ricardo! Já pedi ao confrade Edilson que comente e responda a duvidas do confrades! ;)
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Eis a solução para corn cobs baratos no Brasil. Milho é o que não vai faltar, ao menos por aqui...hehehe
ResponderExcluirCom certeza, falaste muito bem, milho não seria o nosso problema!!!hehehehehhe
ExcluirEu já fiz, e ficou muito bom... O único problema é encontrar espigas de milho grandes, para a câmara do fornilho ter um diâmetro maior que 1,5 cm... Com uma furadeira de bancada fica fácil fazer a câmara, e com uma lixadeira circular consegue-se dar o acabamento... A parte mais difícil é fazer a haste e a piteira, mas pode se usar a de um corn cob já usado.
ResponderExcluirTambém estou no aguardo, dos detalhes técnicos...
ResponderExcluirOlá,caro confrade Rovian!
ResponderExcluirRespondendo à sua pergunta,a cachimbada é muito boa e fria como os Corn Cobs industrializados(sem contar que o fornilho quase não esquenta).
Aos demais confrades...é bem fácil e simples de se fazer em casa.O milho,quanto maior,maior será o fornilho(seu diâmetro).Não entendo nada de milho.Só sei comer(rs),mas minha mãe me disse que os milhos que encontramos são pequenos por serem verdes.Para a confecção do Corn Cob,acho que o ideal é escolher as espigas direto em uma plantação,pois assim temos chances de selecionar uma espiga mais madura(com os grãos bem amarelos e duros),e assim maiores.
O fornilho cavei com canivete(seu miolo é bem macio).Só usei a furadeira para o furo de encaixe da haste.Sem esquecer que antes desse processo,o pedaço da espiga ficou no forno por 30min(a causa da coloração tostada das fotos).Depois de bem secos dei uma lixada por fora para eliminar os excessos de fiapos deixados pelos grãos.
As hastes e piteiras...o Cob menor,tem haste de bambú e piteira de cigarro TarGard sem o filtro metálico(com ele a fumada fica pesada na puxada).Já o Cob maior,a haste é nada mais que um pedaço de cabo de vassoura esculpido com canivete e lixa.
Eu deveria fotografá-la desmontada para melhor entendimento dos confrades.Mas,para finalizar a haste tive que ter a piteira em mãos(esse o único item não feito à mão)pois,ela ditaria as medidas interna da haste.Pra isso tive que adquirir um cachimbo barato para o aproveitamento da piteira(R$6,00 em uma loja de artigos religiosos).Com as medidas fiz as furações e pronto.
Nas fotos,os confrades podem perceber, no Cob maior,a piteira e a haste é como conhecemos tradicionalmente nos cachimbos.Já o Cob menor a haste é que se encaixa na piteira(como o cigarro), diferente do que nos acostumamos ver nos cachimbos.
Já fiz outros Cobs onde usei gesso com cola branca no fornilho,como impermeabilizante.Mas não ficou bom.Ficou muito pesado.Nesses Cobs optei por deixá-los crus.Somente apliquei uma camada de verniz incolor e inodoro(à base de água).Além de dar um bom acabamento,ajudou na impermeabilização.
Depois foi só "municiar as armas" com Cândido Giovanella Alemão,e... que delícia...
Aos confrades,recomendo a tentativa da realização desse trabalho,pois,além de relaxante,é até mais prazeroso degustar um bom tabaco preferido,em um cachimbo feito artesanalmente pelas próprias mãos.
E o confrade Rovian,será que cederia esse espaço para exposição das obras?
Um grande abraço e magistrais cachimbadas á todos!
Edilson.
Excelente explanação confrade!!! E em relação a sua pergunta, o blog está sempre aberto, pode mandar as fotos e texto, que será um prazer publicar!!! ;)
ExcluirBela explanação Edilson e fantásticos corn cobs, o confrade está de parabéns.
ResponderExcluirConcordo em gênero, numero e grau com o confrade Ricardo, excelente!!!
Excluir