sexta-feira, 26 de julho de 2013

Tabaco Mac Baren Vintage Syrian - abrindo a lata

 
Prezados confrades e amigos, essa semana tive o prazer de abrir o tabaco da Mac Baren denominado, Vintage Syrian, ou o meu famoso "filhote de leão"!hehehehe
 
Ao levantar a tampa e revelar sua cor, tive uma pequena surpresa, achei claro demais, levando-se em consideração a porcentagem de latakia que a empresa divulga. Percebe-se que esse blend leva uma boa proporção de virgínias(dos três continentes) e um dose íntegra do oriental turco! Assim, sua cor torna-se mais clara, pois o oriental se junta aos VAs, clareando o blend. A estrela negra, latakia, isola-se ao olhar do cachimbeiro. Resultado, um bonito tabaco, não resta dúvida! Como podem perceber na foto abaixo.
 
 
 
Interessante que o tabaco veio um pouco mais para úmido, requerendo uma secagem natural em lata, pois o simples ar, que irá entrar, deixará esse tabaco no ponto certo de umidade para ser cachimbado.
 
Agora o que dizer do aroma, do cheiro desse tabaco? Deixei por último esse ponto, pois achei deveras interessante o que ocorreu. Explico.
 
Para um tabaco com uma boa proporção de latakia, naturalmente esperaria uma forte concentração do seu cheiro em meu olfato! Ele teria de exalar o típico e encantador "full" aroma do latakia, mesmo que a latakia seja a síria...! Mas vejam o que aconteceu.
 
Ao abrirmos a lata, sentimos, verdadeiramente,  uma deliciosa explosão do latakia!!! Porém, alguns poucos minutos depois, o aroma do latakia murcha, decresce em proporções geométrica!!! Nunca tinha visto algo assim!!!! Esse fato me desagradou bastante.
 
Em resumo, esse tabaco tem dois tempo, no quesito aroma. Eu o descreveria da seguinte forma. No primeiro momento, realmente é um "full" latakia, seguido pelos demais, em menor propoção no olfato. Minutos depois, ou seja, logo em seguida,  o latakia cede espaço de maneira absurda e deixa todos os tabacos aparecem ao olfato! Sentimos o latakia enfraquecido sendo tomado cada vez mais pelos aromas típicos do virgínia e do oriental. Resultado, um aroma latakiado seguido de virgínia e orientais.
 
Enfim, o cheiro é um cheiro comum as mistura do tipo! Sem encanto, básico, com os tabacos bem definidos ao olfato. O que quero dizer com isso?
Quero dizer que, no olfato a mistura parece que não se misturou! Pois sentimos no olfato o cheiro do latakia, do virginia e do oriental; e não um cheiro novo advindo da mistura desses três tabacos.
 
Portanto confrades, no aroma, parece um latakiado doce, e tenho a impressão que é isso que encontrarei em boca! Um tabaco simples, sem complexidade, com contornos bem definidos. Resta saber se, na sua simplicidade, ele tem seu encanto. Vamos descobrir semana que vem, estarei postando algumas impressões sobre ele ou quem sabe uma pequena resenha.
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 
P.S. Apesar de ser um tabaco, em olfato sem complexidade e simples, acredito que deva ter encanto em boca, pois esse tabaco é muito bem comentado!
 
P.S2. Na descrição da lata, temos "The base of the blend, a little under half of the volume, is a smooth and yet powerful Latakia from Syria".
 
Portanto, minha esperança é que, em boca, a latakia "syria" se revele "powerful"!!!heheheheheeh
 
P.S3. Mas olha que "gaita" bonita ficou quando essa lata foi aberta tchê!!! Se bobear, saí um baião ou uma bela musica gauchesca!!!   kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
 
 

2 comentários:

  1. Olá, confrade!

    me parece que o latakia sirio é na verdade mais suave do que o cipriota.
    Que eu me lembre, o corpo do HH vem mais do "backbone" dele (por isso usam tb kentucky), deixando o latakia mais no sabor mesmo.

    Já encomendei uma lata esta semana, p/ reavivar minhas memórias urgentemente. Hehehe!
    Deve chegar daqui a uns 10 dias. Mal posso esperar pelo reencontro, inclusive pq depois da última vez, eu experimentei muitas outras misturas e vou poder comparar melhor agora.

    Abraço e bom fds!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia confrade!!!

      COm certeza confrade, latakia sírio é sim, mais leve que o cipriota.

      Mas com certeza é um blend bom confrade, estou descobrindo seu encantos aos poucos... é um latakiado doce,bastante ate, pelos virginias....muito saboroso!!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      P.S. Essa minha impressão foi mais olfativa! :)

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente