segunda-feira, 22 de julho de 2013

Tabaco Mac Baren HH Vintage Syrian e um filhote de leão!!!!






Gosto muito de te ver, leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, leãozinho

(...)
Um filhote de leão raio da manhã;
Arrastando o meu olhar como um ímã...
O meu coração é o sol, pai de toda cor;
Quando ele lhe doura a pele ao léu...


(Caetano Veloso)


Prezados confrades e amigos, chegou essa semana meu mais novo tabaco. Um "filhote de Leão" da Mac Baren, denominado HH Vintage Syrian! Digo filhote de leão, pois foi lacrado/embalado, conforme os amigos podem verificar na foto, em novembro de 2012, ou seja, recentemente!

Uma mistura que leva Kentucky, virgínia, latakia e o oriental turco. A proporção de latakia é elevada (como eu gosto!), o que significa, um pouco menos da metade da mistura é da suave latakia da "Syrian", nem tão suave assim né!!!!kkkkkk
 
O turco, segundo a descrição, adiciona uma nota picante, o virgínia adiciona doçura e o kentuchy adiciona corpo! Realmente, o kentuchy adiciona corpo, mas também um sabor bem peculiar!!! Um tabaco curado ao fogo (melhor impossível para esses tabacos!). Latakia e kentuchy, que o digam, o quanto apreciam a cura pelo fogo!!!!heheheheheheh
 
Uma pequena curiosidade é que a Mac Baren pegou virgínias dos três continentes! Legal né??? 
 
Resumindo, um tabaco encorpado no sabor, haja visto a proporção de latakia que contém. Se me perguntarem se essa mistura terá muita complexidade, acredito que não (mas claro que posso estar errado!), pois com tanta latakia é quase certo que essa vai limitar o poder de atuação dos demais tabacos, fixando bem seu contorno e não deixando os demais se expandirem! Não adianta, essa menina latakia é muito controladora!!!kkkkkkkkk Porém, como foram curados ao fogo, o kentuchy e o virgínia tendem a ficarem mais presentes, mais encorpados! Mas tudo é hipóteses, somente degustando para concluirmos!
 
Como mencionei anteriormente, é uma lata nova. Destaco que, tabacos com quantidade elevadas de latakia, são feito para serem consumidos novos (até uns 5 anos ou menos!), pois o tempo faz com que a latakia perca sua força,  consequentemente, tabacos que tem na sua essência latakia, perdem com isso!
 
Diante disso, esse tabaco será o meu próximo tabaco a ser aberto, ou seja, daqui um mês ou menos, estarei abrindo, pois quero pegar toda a força dessa mistura no seu auge, quero sua jovialidade, a explosão desses tabacos na minha boca!!! Percebam que o HH Vintage Syrian é um exemplo de tabaco que é bom ser consumido jovem!! E eu assim o farei!!!! Se Deus me permitir é claro!

 
Não poderia esquecer de mencionar, que essa mistura me foi indicada pelo confrade Alex Agrico, que muito me recomendou e teve belas palavras ao comentar sobre ela. Acrescentando ainda, o fato do confrade Alex ser um apreciador ferrenho de um bom latakia, não poderia ter pessoa melhor para me indicar! Obrigado confrade pela dica, espero não me decepcionar, afinal, são 100 gramas!!!!!heheheheehheheheh
 
Assim que abrir, estarei postando! E será logo logo!
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 
P.S. Eu costumo perguntar ao demais confrades sobre sua predileção por tabacos, querendo saber quais me indicariam. Penso as seguinte forma, um confrade, que é amante de virgínia, ao indicar um bom virgínia, é quase um tiro certo que no mínimo vai me indicar um tabaco bom, no máximo médio, mas dificilmente ruim! Numa época de tabacos caros, é necessário fazermos uma triagem, para não desperdiçar din din!!!!heheheheheh 
 
P.S2. Tabaco 3 estrelas no tobaccoreviews, com mais de 140 opiniões! Tem que respeitar né!!!
 
P.S3. Muito se comenta que os tabacos da Mac Baren mordem, porém, é quase uma unanimidade que a linha HH da Mac Baren não vem com esse "defeito"!
 
P.S4. Tabaco em corte  "coarse cut".
 
P.S5. Um bela lata, não concordam confrades???
 
P.S6. Quando comprarem uma lata do mesmo tipo da HH, ou seja, com uma boa proporção de latakia, aproximem o olfato da latinha lacrada, perceberão que  é possível sentir, de leve, o aroma do latakia. É delicioso, mas é sinal que está perdendo seu poder, seu sabor, sua explosão com o tempo!!!!
 
 
 
 

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá confrade!

    Parabéns pela aquisição. Esta foi minha primeira mistura inglesa encorpada, há quase 2 anos atrás. Não comprei mais desde lá pq tinha uma enorme lista de outros tabacos p/ experimentar. Mas tenho ótimas recordações - especialmente do fim da lata. É verdade que ela pode morder um pouqunho, quando a gente é iniciante, mas não depois de uma certa experiência.

    O que eu mais gosto nela é o latakia sírio, que vem se tornando raro (na maioria das misturas é cipriota). E tb o kentucky, p/ dar mais corpo ainda.

    Esta mistura é tão venerada por alguns que a Mac Baren chegou a lançá-la num pote humidor de cerâmica em edição especial (http://www.worthpoint.com/worthopedia/mac-baren-vintage-syrian-ceramic-131482023)

    Enfim, quem precisa se reencontrar com ela agora sou eu. Já faz um bom tempo... hehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande confrade, segui sua sugestão! Pretendo abrir ainda essa semana, mas com certeza deve ser uma mistura com encantos!!!

      Agora que o confrade falou em lista, sou como o amigo, prefiro comprar novos do que repetir. Somente compro, novamente, aquelas tabacos que de alguma forma me encantaram tanto, que desejo ter sempre uma latinha fechada, para quando pintar a saudades!!!heheheh

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Eu tb confrade. Ainda mais por não ser cachimbeiro há muitos anos, até o momento sempre mantive uma lista com muita curiosidade, não apenas p/ experimentar várias misturas e aprender sobre os estilos dos blenders, mas tb para estabelecer mais claramente quais são meus gostos. Só ultimamente essa lista chegou ao fim, e por isso vou começar a comprar novamente os meus favoritos, com exceção do Billy Budd, que eu já venho recomprando. A próxima vai ser a HH Syrian. Depois, acho vai mais um pouco de Balkan Sasieni... hehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha!!!! Tu sabes cuidar de ti heim!!! Sabes passar bem!!!!hehehehhe

      Pois é, por falar no Billy, eu ainda vou experimentar uma mistura com charuto....é muito encorpado o Billy, puxa muito a terra como alguns charutos???

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  4. É sim, confrade.

    É bem encorpado e tem muito sabor, mais para terra mesmo. Às vezes tb sinto bastante latakia, mas às vezes não. Acho que o sabor de terra prevalece, ainda mais do meio da cachimbada prá frente. Mas tb noto que o cachimbo influencia no sabor. Meu interesse por essas misturas começou pelo fato de bons charutos custarem muito caro, e durarem muito (nem sempre queremos fumar tanto).
    Obviamente não é a mesma coisa que fumar charuto, mas quebra o galho. Agora, independentemente dessa relação com o charuto, passou a ser minha mistura preferida pelo corpo dela em si. E fumo mesmo quando não estou a fim de charuto. Eu tenho certeza que um cachimbeiro iniciante ou "light" não vai gostar, pois pode enjoar de cara - e o aroma tb é forte. Mas p/ quem já é cachimbeiro e gosta de misturas encorpadas, vale a pena experimentar. De todas as "charutadas" que eu já fumei, é a mais forte e mais saborosa (e com latakia!), além de ter mais gosto de charuto, ao mesmo tempo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas sabe que é bem por ai que estou procurando....acho que terei de experimentar!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  5. Olá confrade Rovian!!!

    Maravilha hein!! Esse tabaco deve ser excelente, já está na minha lista de próximas MIs. Lembre-se também de deixar na sua lista aquele tabaco da Mac Baren que lhe recomendei: o HH Old Dark Fired... dizem ser muito parecido com o Peterson Irish Flake, numa versão menos encorpada (mas nem por isso deixa de ter uma dose relativamente alta da vitamina N). É o meu primeiro tabaco Mac Baren e eu estou curtindo muito.... vamos ver os próximos que eu vier adquirir.

    Um abraço e excelentes baforadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou apostando nesse confrade, acho que abrirei ainda essa semana!!!

      O HH Old Dark Fired já esta no topo da minha lista, aindaamis com a indicação do confrade!!!! Se lembra o Irish, é bom"!!!!herheehehhe


      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  6. Saudações confrade rovian!

    Parece-me que ultimamente nossos gostos tabagísticos coincidindo confrade.
    HH dark fired e agora o vintage syrian !(sem falar dark twist também da mac baren , e o signature vintage da W.o larsen que adquiri também)

    longe de mim querer "jogar água na fervura" alheia mais acho que o confrade já fez a sua resenha sobre o syrian!
    não ha muito a acrescentar além daquilo que o confrade já disse sobre ele(fruto da experiencia) antes mesmo de abrir a lata.

    Quando li sobre esse blend pensei comigo mesmo:"deve ser a oitava maravilha do mundo"; mais é como o confrade já vaticinou. ele não tem complexidade alguma! não tem aquelas notas que te deixam intrigado investigando..., aquele sabor...,como o dark fired.

    Esta tudo lá! virginias, latakia, turcos e o kentucky a leve doçura dos virginias, o latakia eclipsante , os turcos dando alguma picança...
    Mais como tu bem disseste talvez pela quantidade, o latakia eclipsou qualquer possibilidade de uma mistura um poco mais complexa. esta tudo lá, você os sente (sempre na sombra)mais é só.

    Um aroma-lata maravilhoso! esfumaçado, fogueira, aconchegante ! (me remeteu a minha infância com os amigos em volta da fogueira nas noites frias)outra coisa que me incomodou é que ele é meio ruim de fogo mesmo não parecendo estar úmido; tive que dar uma secada nele e melhorou,e se abusar ele morde.

    Mais eu gostei dele! o sabor do latakia percorre todo o fornilho. mais como o confrade mesmo diz são só as minhas(ainda primarias)impressões.espero estar errado, e que a experiência do confrade possa ter muito mais a nos informar sobre esse tabaco, do que minha pouca experiência foi capaz de perceber.

    um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Grande confrade Marcelo, os bom gostos, geralmente se coincidem!!!hehehehe

    Confrade Marcelo, quem fez uma bela resenha sobre esse tabaco, foi o amigo ao comentar esse post!!!! Parabéns!! Vejo que suas papilas degustativas estão cada vez mais calibradas!!! Excelente sua descrição!!!

    Esse blend é interessante, ele simplesmente é muito venerado na europa e nos EUA, como o confrade muito bem comentou, o sabor de latakia percorre todo o fornilho...não é muito complexo..mas tem um Q especial, pelo q dizem!

    Vou abrir essa semana, espero e dai partilho minhas impressões!!!

    Adorei seu comentário confrade!

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir
  8. como eu disse ,espero que o confrade com toda sua sensibilidade de gustativa!possa nos brindar com um verdadeiro "arco-iris" de impressões sobre esse tabaco!ao invés da minha "monocromática" descrição.
    agradeço as palavras do confrade, e aguardo sua resenha. não esqueça de mencionar nesse e em outros reviews qual o cachimbo que está usando,e suas dimensões de fornilho.

    um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a sua descrição confrade, não tem nada de monocromática, eu gostei muitooo!!!

      Pode deixar, vou mencionar sim, afinal, o cachimbo também influencia no sabor.

      Mas sabe confrade, que geralmente costumo cachimbar em mais de um cahcimbo para ter minhas impressões. Mas, de qualquer maneira, estarei postando!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente