sexta-feira, 5 de abril de 2013

Tabaco Esoterica Tobacciana BLACKPOOL

Prezados confrades, não me entusiasma muito fazer resenhas de bulks, mas como tratava-se da Esoterica, não resisti e resolvi falar um pouco desse tabaco, o Blackpool.
 
O que esperar da Esoterica e de Blackpool, depois de ter vindo de Margate? Somente o melhor!
 
Blackpool é uma tabaco de coloração escura,  que tem por base virgínias e no qual foi adicionado o famoso "extrato" de alcaçuz. Ao abrir o bulk, sentimos o aroma mais adocicado, acredito, proveniente do extrato que foi adicionado ao tabaco. Juntos, o aroma do virgínia, juntamente com o extrato, deixou esse tabaco com o cheiro bem doce. 
 
O tabaco veio úmido demais, tendo de ser secado de 30 a 40% para ficar no ponto, mais saboroso, mais cachimbavel (para diminuir a umidade que estava deixando no fornilho e consequentemente adentrando na piteira). Mas, vamos ao sacrifício!!!
 
Puxei meu Zippo e o acendimento de Blackpool não é dos melhores. Diria que é um acendimento regular para ruim. Porém, depois de acesso ele queimou uniformemente e não tive problemas de reacendimento.
 
As seis primeiras baforadas percebemos que o tabaco é um tabaco leve. A fumaça veio com uma doçura a mais, mas longe de ser aquela coisa artificial, foi uma doçura leve, mas presente e gostosa, acredito que devido ao extrato de alcaçuz, mas nada que efetivamente remetesse a este! O extrato aqui, fez simplesmente o papel de deixar o tabaco mais "docinho".
 
Passando do meio do 1/3 do fornilho, sentimos o sabor do virgínia com um doce a mais, mas tudo muito leve. Uma critica, até que leve demais!!! Pois falta sabor a esse tabaco!
Sentimos beemm ao fundo o sabor do virgínia que falei anteriormente, esse sabor me agradou, leve, mas agradável, pois é proveniente de um bom virgínia. Para mim, o 1/3 não fez jus a Esoterica, pois restou evidente um tabaco muito "água com açúcar" (fumaça doce, somente!), literalmente!!!
 
No 2/3 do fornilho o tabaco piora, pois ele perde a pouca doçura que estava tendo, restando somente uma fumaça sem sabor, para minha tristeza! As vezes sentimos um gostinho de virgínia, mas é raro.... As vezes sentimos a fumaça mais doce, mas também é raro no 2/3.
 
No 3/3 o tabaco fica mais picante, a língua sente um pouco, mas não chega a morder, é muito de leve...mas não gostei. O sabor continua aguado só que agora mais ardido.

Não tenho muitooo mais a falar sobre esse tabaco, pois ele não evolui, não é um tabaco complexo, ficando entre o sabor levíssimo do virgínia e a doçura do extrato.
 
Sintetizando: Um tabaco leve no sabor, variando de sabor entre um levíssimo virgínia com nuances de doçura provenientes do extrato de alcaçuz. Mas no geral, um tabaco água!
 
Boa fumaça. Cinzas esbranquiçadas.
 
Divagando... que dizer de Blackpool? Um tabaco para se cachimbar quando se deseja algo trivial, leve, onde a cachimbada não é para reflexão, mas antes parte do todo, como fazendo um churrasco, festejando com amigos, velejando, pescando... Um tabaco para cachimbar "namorando"...olhando a namorada e não prestando atenção no tabaco, mas na mulher!
 
Se voltaria a comprar, não. Blackpool passou como um rio em minha vida, onde as águas não voltarão mais...
 
Nota:7,5
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 
P.S. Blackpool deixa o fornilho muito úmido, mesmo tendo secado 40% do que originalmente veio.
 
P.S2. Blackpool foi o tabaco que me acompanhou e ainda esta acompanhando essas semanas. Confesso que é bom para acompanhar um cervejinha, um café, um chá.....ficou bom, por ser leve e fácil de se cachimbar no quesito sabor, desconsiderando a umidade que atrapalha um pouco.
 
P.S3. Um tabaco que quando começa a querer arder, mesmo que de leve, diminuímos o ritmo e ele tende a voltar ao "normal".

5 comentários:

  1. Saudações Rovian.

    quando você fala em secar o tabaco, você seca oque vai fumar, ou no caso você secou 40% e tornou a mistura-lo com o restante,pra não correr o risco de ficar com um tabaco muito seco?

    como você costuma seca-lo, no jeito"tradicional"(deixar meia hora exposto ao ar) ou você usa outro método?

    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde confrade amigo Marcelo, seja muito bem vindo ao blog!

    Em relação a secagem do tabaco, sempre costumo secar ao ar livre! No caso especifico desse tabaco, como veio umido demais, deixei secar com o bulk aberto cerca de uns 20% e dai coloquei em vidro hermetico. Quando ia cachimbar separava a quantia que iria usar e deixava ao ar mais um pouco até completar mais uns 20%.

    Espero ter esclarecido, qualquer coisa, só perguntar....é sempre um prazer para mim conversar sobre a nobre arte.

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato rovian; com certeza ainda terei muito oque perguntar pela frente.
      sou participe do teu blog, e sempre recebo tuas postagens, e como já havia dito antes(na cac) eu gosto muito da maneira como você descreve suas impressões sobre os tabacos, pra mim é uma poesia!
      Além da grande utilidade como um elemento consulta,pra quando vamos comprar um determinado tabaco.
      Quem sabe um dia, eu desenvolva essa destreza, ou "dom" como disse nosso amigo Alfredo maia; mais por enquanto vou aprendendo a encher o fornilho,e fumando meus BR, e giovanella da vida(mais não sera por muito tempo!).
      E por falar na cac; gostaria de aproveitar a oportunidade para me desculpar por qualquer coisa que tenha falado lá,de maneira irrefletida e que por acaso tenha causado algum descontentamento a você.
      gosto muito desses reviews sobre tabacos, pra mim quando bem escritos me é tão prazeroso lê-los quanto deve ser fumar o tabaco em questão(quando é bom ,Claro!).

      um grande abraço!

      Excluir
    2. Bom dia confrade Marcelo, é um prazer ver o amigo perguntando e participando!

      Em relação ao fato de descrever, tu vai perceber que na medida que fores conhecendo novos tabacos e principalmente seu tipos, como latakia, virginia, perique..etc...vai reconhecer cada um e daí a descrição/resenhas vão ficar muito fáceis, tudo é uma questão de "paladar" e de conhecer esses tabacos.

      No tocante a se desculpar, o amigo sempre foi gentil, fique tranquilo.

      Já experimentaste o Half e Half? É o melhor custo beneficio no mercado, acredito que seja uma boa pedida conhece-lo.

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente