terça-feira, 16 de outubro de 2012

Royal Jersey

 
 
 
Prezados amigos e confrades, tive a oportunidade semana passada de experimentar o tabaco Royal Jersey com latakia, um tabaco encorpado em latakia mas com um diferencial, leva virginias, orientais e o altamente "incendiário" maryland.
 
Com uma apresentação diferente, exótica, sua lata quadrada lilás puxando para o roxo o torna diferenciado, pelo menos na embalagem!  A cor do tabaco é predominantemente escura, já na cor percebemos que é um tabaco realmente com uma boa medida de latakia. Os orientais e os virginias são bem perceptíveis e deixam o fumo com tonalidades claras. O aroma é predominantemente latakiado, percebemos os orientais em segundo plano juntamente com o virginia, deixando esse tabaco não doce, mas com um cheiro diferente, pois sente-se o latakia mas ela não ficou tão forte. Resumindo, é o cheiro de latakia e dos orientais em combinação!
 
Abrindo a lata, percebe-se que o tabaco veio mais para seco, mas acredito que não ao ponto de prejudicar a cachimbada e seu desempenho. Tudo indica que será um tabaco encorpado em latakia, só espero que seja bem medido e não estrague a brincadeira dos demais fumos.
 
Com um fácil acendimento, mas 6 primeiras baforadas sentimo o latakia em grande quantidade, explodindo na boca, com o oriental ao fundo com os demais imprimindo complexidade e doçura. Porém fica evidente que o latakia e o oriental dão estrutura a esse tabaco. Já nas 6 primeiras baforadas o latakia está bem forte, tendo o oriental persistencia para tentar imprimir seu sabor, consegue no começo, mas não aguenta a força do latakia e perde terreno.
 
Até o final do 1/3 o latakia predomina e esconde completamente  os demais, deixando a mistura sem graça, nesse momento, diria até que opaca! Sem brilho, pois fazer um tabaco só com o sabor do latakia é fácil!
 
Mais ou menos na altura do 2/3 o latakia continua dominando e imprimindo seu sabor na boca, agora um sabor mais acre, forte, amargo, nesse momento o oriental tenta ganhar mais força deixando a mistura mais complexa e gostosa. Avançando mais, agora a fumaça tem sabor forte de latakia, acre, defumado e um fundo de doçura, dado pelo virgínia, que sentimos com mais facilidade. A mistura nessa altura ficou mais gostosa, pois em seguida entra o maryland, com seu sabor, deixando a mistura bemm mais saborosa. Acredito que essa parte é o ponto alto desse tabaco!!!
 
O final do 2/3 é mais seco, mais forte , com fundo de oriental/virginia/maryland. Esses tabacos entram em cena adicionando algo bom, difícil de descrever, mas saboroso!!! È forte, mas é bom!
 
O 3/3 do fornilho está mais amargo, mais difícil de se cachimbar, mas continua a despertar o cachimbeiro pelas combinação de sabores mais complexos. È o latakia e o fundo de oriental. O virginia aparece nesse ponto, mais cozido e doce. A metade do 3/3 é o latakia brincando com virgínia, interessante  e inesperada surpresa, mas medianamente saboroso!
 
O final é amargo e desagradável.
 
Um tabaco mediano com pontos altos que o tornam intrigante e saboroso!
 
Um bom tabaco, com latakia dominando 100% do tempo, ora com nuances orientais que encantam, ora com o doce virginia. O maryland aparecia ora misturado com um ora com outro.
 
Cinzas finas como a areia!!!!!!
Brancas como a neve!!!
 
Excelente queima!!! Boa fumaça!!!
 
Nível médio de nicotina.
 
Recomendado para quem gosta de latakia em grande quantidade .
 
Nota: 8,5
 
P.S. Esperava mais dessa mistura, ficou muito latakia e pouca integração com os demais tabacos.
 
P.S2. Ótimos tabacos usado, cinzas finas como a areias e branca como a neve, maravilha!!!!

9 comentários:

  1. Bom dia. Li algumas de suas postagens e me pareceu que você tem já alguma experiência com diversos tipos de fumo. Eu, por outro lado, comecei a fumar cachimbo recentemente e ainda não possuo tal experiência. Gostaria de saber, se possível, quais fumos você recomenda, principalmente para novatos na arte de fumar cachimbo. Desde já, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde confrade amigo, primeiramente seja muito bem vindo ao blog.

      Em relação aos melhores tabacos para iniciantes na nobre arte, dos nacionais eu recomendo o Candido Giovanella Alemão e o Pessego. Dos importados, com um valor mais acessivel, recomendaria o Half e Half(um excelente tabaco!!!)

      Uma Mistura Balcãnica leve, recomendaria o Balkan Sasieni e uma Mistura Inglesa, recomendaria o EMP da Dunhill.

      Acredito que, com esses tabacos o amigo vai obter ótimas cachimbadas!

      Espero ter respondidos todas as dúvidas, mas se tiver mais alguma, não exite em perguntar. Para mim é um prazer poder ajudar um confrade!!!

      Obrigado pela visita ao blog.

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    2. Desde já agradeço pelas indicações de fumos. O Candido Giovanella Pessego foi o primeiro fumo que experimentei, e gostei. Um dos problemas que enfrento é a pouca variedade encontrada na cidade onde moro. Dos importados, só encontra-se o Captain Black e o Borkum Riff( ainda não os experimentei,você recomenda algum dessas marcas?).
      Já abusando da paciência do confrade, gostaria de saber como encher o fornilho de maneira adequada. Noto que às vezes consigo uma queima regular, lenta e estável. Em outras, porém, tenho que ficar reacendendo o fornilho constantemente. Há alguma técnica específica para o enchimento do fornilho? Mais uma vez, grato.

      Excluir
    3. Salve confrade amigo Paulo, pode perguntar sempre, é um prazer ajudar outro confrade na nobre arte.

      Realmente é difícil encontrar tabacos para cachimbos no interior. Aconselho busca o Half e Half, certamente ira apreciar esse tabaco.

      Em relação ao enchimento do fornilho, como o amigo esta começando, aconselho a não pressionar muito a primeira camada, pressionar medio a segunda e a terceira. Nesse momento o mais importante é ter um bom fluxo de arte e se cachimbar lentamente, para obter um melhor sabor.

      No tocante as queimas, outro fator que influencia bastante é o tabaco. Tem tabaco com boa queima que não importa como enchemos o fornilho e ele queima bem, tem combustão. Outros, mesmo se enchendo perfeitamente, apagam com facilidade e não tem jeito, temos de acender varias vezes. Pode ser por conta da umidade ou pelos tabacos usados.....por exemplo, latakia e maryland possuem alto poder de combustão...enquanto outros tabacos não......

      Estou a disposição do amigo para esclarecer qualquer dúvida.

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    4. Tinha esquecido, o captain black é melhor que o borkum riff, este ultimo morde demais a lingua...irrita a garganta, enfim, não vale o valor que pagamos por ele......infelizmente...

      Excluir
  2. Ouvi falar muito bem de um site chamado 4noggins( http://www.4noggins.com ). Os preços são bem convidativos, mas gostaria de saber se realmente sai mais barato comprar fumos em sites estrangeiros.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde confrade amigo, realmente é um bom site, nunca ouvi nenhuma queixa desse site. Realmente os valores são convidativos, se compras em boa quantidade vale a pena...o q é caro é o frete!

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente