quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Tabaco McClelland Blue Mountain - resenha completa!

 
Prezados confrades e amigos, aí está a resenha completa do tabaco Blue Mountain. Não irei falar sobre o aroma e cor, pois já divaguei a respeito anteriormente, aqui estão os links para quem deseja conferir http://sabordetabaco.blogspot.com.br/2013/08/tabaco-blue-mountain-da-mcclelland.html   e   http://sabordetabaco.blogspot.com.br/2013/09/tabaco-blue-mountain-evolucao.html.

Numa tarde qualquer, contrariando novamente o grande poeta Manuel Bandeira ao afirmar “a vida vale a pena e a dor de ser vivida” trago junto a mim meu cachimbo Brebbia Calabash 1997, First Select (adoro fazer resenha latakiadas com esse cachimbo!) e abro, mais uma vez Blue Mountain, encho o fornilho do Brebbia que agora já está alimentado para a grande jornada...

Mas antes, vem em  minha mente que foi com esse tabaco maravilhoso que foi batizado um dos meus cachimbos preferidos, o Vauen V White. Blue Mountain deixou sua marca na minha pequena coleção de cachimbos e isso me vem a mente como uma doce memória... Antes, para completar a festa, trouxe um amigo velho de guerra, um cappuccino (ele sabe ser um bom companheiro em vários momentos!heheheh)! Agora somente resta embarcar! 
 
 

Primeiramente destaco, novamente que esse tabaco manteve-se bem em contato com o ar, perdendo não mais que 35% do seu aroma. No sabor, alterou um pouco, mas para melhor, mantendo sua essência. Isso devido a sua oleosidade, eu presumo. Um tabaco com boa estrutura, podendo aguentar bons anos em lata lacrada e ganhar com o tempo. 
 
 

Com meu Zippo recarregado, incendeio BM que revela um bom acendimento e adentro as seis primeiras baforadas. Esse início de BM é excepcional! Se não for a melhor, é uma das seis primeiras baforadas que já provei, realmente espetacular, divino! Um latakia da montanha perfumado, saboroso, único, leve mas consistente para impregnar a boca, com os orientais igualmente leves com um toque suavemente doce!!!! Excepcional!!! Imagine algo leve, relaxante e com um Q especial! Imagine algo leve mas com uma consistência saborosíssima, que encanta, essas são as seis primeiras baforadas de BM!!!

 

O 1/3 se mantém muito saboroso, com o latakia excepcionalmente bom, presente com fundo orientalizado e um toque muito leve do virginia(mas fundamental!). Uma jogada perfeita entre os tabacos, com o latakia da montanha dominando mas deixando os leves e deliciosos orientais brilharem, e como brilham! Resultado, um blend magnifico no seu 1/3! Detalhe que BM deixa seu sabor na boca, na língua, devido a sua oleosidade, um sabor leve e agradável. Daria 10 a esse tabaco se ele fosse sempre seu 1/3! É muito bom esse 1/3!!!! Nota 10000!!!!!

 

O 2/3 o latakia continua liderando a turma, com o oriental presente, só que agora mais leve. O virginia aparece discretamente misturado aos orientais, porém não adiciona doçura, mas corpo, restando um latakiado-orientalizado, onde o latakia prepondera. Detalhe para esse latakia da montanha, é diferente dos demais, pois é mais perfumado e tem um sabor inconfundível em boca, espetacular o latakia de BM!!!

 

O meio do 2/3 o sabor puxa um pouco para terra, mas é leve e suave, pois o latakia é o propulsor que deixa esse tabaco sempre em alta e gostoso!!!
Finalizando o 2/3, percebo que o coração de BM é seu encanto, sem duvida o que a McClelland denominou “Latakia Mountain” é a viga mestra desse tabaco!!! Ela que impulsiona esse tabaco, ela e por ela que todos os outros sabores são conduzidos e por ela que BM continua sempre com encanto!!! Meus parabéns a McClelland por esse primor de latakia, tirei o chapéu para vocês!!!!

 


Agora o grande teste, o 3/3 do fornilho, o destruidor da fama dos bons tabacos!!heheheheheh Em BM o 3/3 se apresenta latakiado mas o latakia não perde muito, continua com encanto, porém com um decréscimo do seu excelente sabor e os orientais que são leves, continuam a brilhar, mas agora levemente mais "acre". Resultado, um 3/3, novamente latakiado-orientalizado e bom, mesmo no 3/3 (cachimbada fria!)

 

Concluindo, eu não tenho o que reclamar de Blue Mountain, uma das melhores misturas e mais bem concebidas, saborosas, equilibrada e principalmente com um encanto difícil de encontrar, com o latakia mais saboroso que já provei (!), um dos melhores blends não encorpado em sabor que já degustei! Leve, sim!!! Mas encantador! Estruturado! Saboroso! O que posso pedir mais????? Talvez uma pitadinha a mais de complexidade, que lhe faltou um pouco. Mas em suma, seria desleal comigo mesmo, se desse menos que 10 a esse blend!!!! Então Blue Mountain, meu fornilho é teu!!!heheheehehhe

 

Boa queima, excelente fumaça!

Cinzas finas e tendentes a esbranquiçar!

Leve a médio em nicotina.

 

Tabaco não encorpado no sabor, mas no ponto certo para revelar sua personalidade!

 

P.S1. Segredo de BM: Um latakia excepcional aliado aos orientais leves mas estruturados, que mesmos “cozidos/quentes” não abrem tanto para o sabor “terra”. Um virginia doce na medida, um virginia premium para abrilhantar o blend e não esconder os maravilhosos orientais!

 

P.S2. Alguns poderão achar BM um pouco leve. Para mim, mesmo leve foi bom demais!!
P.S3. Um tabaco que devemos começar e terminar até o fim, sem deixar o fornilho esfriar demais. Se deixar apagado muito tempo depois do 1/3 ele se transforma para pior, restando deveras amargo!
 
P.S4. Esse tabaco ganhou com o tempo depois de aberto, ele foi "adoçando" levemente e os orientais ao invés de perfazerem o caminho "terra", sutilmente adoçaram, deixando esse blend redondo. Acredito, que esse tabaco em pote hermético dure tranquilamente uns 2 meses sem perder qualidade.
 
P.S5. Como falei anteriormente, depois de 2 semanas aberto esse tabaco melhora, fica mais redondo. Acompanhe a evolução desse tabaco, é sutil, mas deveras interessante!

 

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado confrade pelas suas palavras, fico feliz que tenha gostado! :)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. Confrade Rovian, estas percebendo o que eu disse? Que tuas resenhas nos transportam para dentro de sua sala no momento da degustação. Parabéns por mais uma bela resenha. E definitivamente estou pensando em adicionar o Blue Mountain à minha lista, mas antes, preciso aprender a descobrir os sabores, estou na fase dos Virginias, depois virão as misturas e não esqueci do Tuskegee Airman assim que abrir a lata, resenha tosca, mas resenha.

    Abraços
    Ricardo Iglesias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras confrade, fico feliz que tenham gostado!

      Pode adicionar, é verdadeiramente um excelente blend! Percebo que o amigo está indo para um caminho muito interessante, descobrindo novos sabores, sabendo identifica-los e descrever muito bem. Percebi isso na resenha sobre o Dunhill Flake!

      Estou na espera da grande resenha do Tuskegee Airman!!!!

      Aguardo ansioso!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Olá Rovian!!

    Nossa, esse aí é de deixar qualquer um curioso... até onde me lembro, é o primeiro tabaco do seu blog que eu vejo ganhando um 10 nas resenhas... simplesmente um ícone!

    Com certeza estará na minha lista de aquisições de MIs, junto com o Samovar que você falou mto bem tb!!!

    Abraços e excelentes cachimbadas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande confrade Carlos Junior, realmente não costumo dar 10 aos tabacos, sempre acho um defeito médio que me faz repensar!

      Dois tabaco eu deu 10, um foi o Peterson Irish Flake e o outro foi o Blue Mountain!

      Não que seja o melhor tabaco do mundo, mas ele me agradou demais!!! A gente sempre quer mais, quer melhor, mas pela minha pouca experiência, tratando-se de uma MB, ela merece sim esse 10!!! Foi o latakia mais delicioso e perfumado que já provei em boca!!!

      O Samovar eu apenas comentei sobre ele, de ouvir falar e da sinopse da lata. Ele está na adega, esperando... Mas assim que abrir, vou colocar sobre ele!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!! :)

      Excluir
  4. Maravilha de resenha....É de dar água na boca! Esse certamente já está na lista da próxima aquisição!!

    Obrigado Confrade!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente