quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Tabaco Mac Baren HH Old Dark Fired - abrindo a lata!!!

 
 
Prezados confrades e amigos, mais um novo tabaco para a prova, mais um tabaco da casa Mac Baren, mais um HH, mais um filhote de leão!!! heheheheheh
 
Como já fiz a resenha do HH Vintage Syrian e estava querendo experimentar outro tabaco que não seja latakiada, resolvi abrir esse, que me chegou a pouco tempo.....parece que vou demorar a sair da casa Mac Baren, pois esse tabaco tem 100 gramas!!! :)
 
 
Porque o HH Dark Fired? Resolvi adquirir o HH Old Dark Fired  pois é  um "lançamento" da casa e muitos o consideram o melhor da Mac Baren! É o único tabaco da Mac Baren com 4 estrelas no tobaccoreviews !!!! HH Old Dark Fired , vem em corte flake, tendo em sua composição somente dois tabacos, burley e virginia, com o método  de cura "flue cured"!
 
 
Minhas experiências com a Mac Baren não são das melhores, pois são tabacos que, invariavelmente, irritam um pouco a língua, isso é fato!!! Mesmo o HH Vintage Syrian, como vocês puderam conferir na resenha, se forçado um pouco mais, nem precisa ser muito, ele começa a irritar. Isso me desagrada nessa casa! Não obstante, muitos cachimbeiros relataram que o HH Old Dark Fired era o único tabaco da casa que efetivamente não incomodava a língua, por isso, minha vontade de experimentar.
 
Mas vamos as minhas impressões sobre ele no dia em que abri.
 
Ao abrir a lata, percebemos o flake, tal qual o Irish Flake (comparei com o Irish Flake pois são tabacos muito semelhantes, no processo de cura, de tabacos, de sabor e de corte!). O ponto de umidade veio mais para úmido, como na maioria dos flakes, mas pouca coisa a mais! Fato este que não prejudicou a queima e muito menos o acendimento.
 
O interessante nesse tabaco é seu aroma adocicado, semelhante ao Irish Flake, porém bem mais doce do que ele, evidenciando uma maior proporção de virginias. Enfatizo que esse doce, é o aroma doce dos virginias que eu detectei. Percebemos o virginia mesclado com o fundo do burley. Sintetizando, é doce com fundo amanteigado/achocolatado, as vezes puxando para nozes levemente! Delícia esse cheiro!!!  Enfim, confesso que é extremamente agradável ao olfato!!! Prazeroso eu diria!!!
 
Em boca, ele lembra muito o Irish Flake da Peterson, ao ponto de eu dizer que o HH Old Dark Fired é a versão light do Irish Flake! A versão light sim. Eu explico.
 
Eles possuem praticamente o mesmo sabor, porém, no caso da Mac Baren, esse sabor é bem mais suave que o Irish Flake, assim como a nicotina do HH é bemmmm menor que a do Irish. Resultado, poderíamos chamar o HH Old Dark Fired como a versão suave de Irish Flake!!!!
 
Se me perguntarem qual eu prefiro, em matéria de sabor, sem duvida o Irish Flake!!! Porém, o Irish Flake é muitoo pesado em nicotina, já o HH não é forte, achei com nível médio em nicotina.
 
Adiante vou postando mais sobre o HH Old Dark Fired...será realmente que vai ser o melhor da casa????
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 
P.S. Apesar do flake ter vindo um pouco mais para úmido, ele teve uma queima excelente, fez uma fumaça abundante e a cinzas foram branca como a neve!!! O flake desse tabaco é bem fino,como podem perceber na foto.
 
 
P.S2. Depois de cachimbar vários blend da Mac Baren, posso afirmar, por experiência própria, que essa empresa não está no mesmo nível de qualidade que as demais, como Cornell e Diehl, McClelland, Dunhill, Orlik, G.L.Peace..etc...
Claro que é minha opinião, respeito as demais.
 
P.S3. Veja a descrição da empresa sobre o processo que leva esse tabaco.
 
"A bold flake of dark-fired burleys in a well balanced unity with Flue-cured Virginias. This flake is Hot Pressed, meaning that during the pressing, heat is added by steam to the tobaccos which causes the tobacco to intensify the marrying process giving us a bolder tobacco. The robust, earthly flavour of the dark-fired burleys shines through in the taste, and you will experience a deeply satisfying smoke indeed."

P.S4. Como todos sabem , eu sou um apreciador do corte flake, o denomino, inclusive de condensador de sabor. Esse tabaco fica muito melhor se fumado em flake do que desmanchado/desfiado! Fica a dica!













19 comentários:

  1. Grande Confrade Rovian, bela resenha, fiquei aqui "imaginando" os sabores e aromas deste tabaco, há um bom tempo venho pensando em comprar um flake, e ja tenho alguns em minha lista, e definitivamente aí está mais um tabaco a ser acrescido nesta lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade! Ainda não é minha resenha completa..mas com certeza é um tabaco bom!

      Esse é um tabaco bem contemplativo, perfeita para a queima lenta do flake, é uma boa pedida!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    2. É não resisti e comprei uma lata dele, estou esperando a chegada dele e de mais três tabacos, abusei e acabei comprando também uma Lata de Dunhill Flake e uma do McClelland Stave-Aged – Virginia 35 Ribbon (McClelland Virginia 35 Anos, Tinha comprado antes uma lata do Cornell & Diehl – Tuskegee Airman, estou no aguardo e já estou tendo convulsões mentais acerca de qual será o primeiro a ser degustado (hehehe). (essa vai ser dificil)

      Excluir
    3. Que maravilha confrade, com tantos tabacos bons, realmente vai ser uma festa!!!hehehehe

      Parabéns pelos tabacos e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. Rovian, este está na minha lista dos tabacos a serem degustados.
    Curiosamente, estou na metade de uma lata de Irish Flake. Me incomoda nele um pouco o aroma meio perfumado dele na lata, talvez tenha que deixar fora um pouco, descansando.

    Abraço,

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confrade Marcelo Drabecki, primeiramente é um prazer ter o amigo aqui, sabe que tem muito a minha estima! Me recordo que, quando comecei a cachimbar a alguns anos atrás, lhe mandei um email e o amigo me respondeu atenciosamente e comentando pontos relevantes da nossa arte, obrigado!

      Sabe confrade, realmente, o que o HH tem, o Irish tem em dobro ou mais! O aroma inclusive, o iRISH FLAKE tem um aroma muito peculiar que remete mesmo ao perfume do virgínia mas diferente, bem mais perfumado realmente! No caso do HH, esse aroma é mais doce terra, acredito que vais gostar!

      O Irish flake, na lata, depois de aberto, foi diminuindo seu aroma, em dois meses aberto, na latinha, ele estará com o aroma mais leve. Em sabor, depois de 4 meses sentir esse tabaco começar a dar sinal de declínio...

      Mas me conte, está gostando do Irish Flake, em matéria de sabor???

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Bela resenha, confrade.
    Só vem a confirmar o que eu já ouvi dizer sobre este ser o Irish light.
    Eu gostei bastante dele, e é minha melhor mistura inglesa não-latakiada. Principalmente seu sabor herbal me encantou... me remete a uma floresta temperada durante o outono chuvoso, cheia de musgos (digo isso no bom sentido, é claro). Um aroma de folhas molhadas e esmagadas, como o que eu encontro qdo faço trilhas por aqui, na estação chuvosa.
    Mas aqui vai um alerta: depois da latinha aberta, ele seca, e fica bem diferente. Não fica ruim de modo algum, mas fica diferente, e perde aquele sabor herbal, ficando mais parecido com um virginia falke comum.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade, ainda não é minha resenha completa...

      Mas esse tabaco tem seus encantos sim, dá uma fumada pausada e introspectiva, o considero uma boa opção para quem gosta do sabor do Irish e não quer algo tão encorpado em nicotina e em sabor!

      Obrigado pela dica, vou cuidar sua evolução!!! ;)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    2. Boa informação seria melhor guarda-lo em um pote hermético depois de aberto, isso pode dar uma segurada na humidade.

      Excluir
    3. Tb acho que segura sim! Mas como gosto de acompanhar a evolução, deixo na lata 50g e as outra 50g guardo em um recipiente hermetico, com um pedacinho de algodão ao lado e nao abro mais! Somente qdo quiser ele de novo!!! Hehehehe

      Coisa de cachimbeito metido a pseudo alquimista!!!hehehehe

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  4. Great review.

    It is on my list when I first heard about it. I am also not a Mac Baren fan but this one just sounds too good not to try it.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. What a pleasure to have a friend here!!! :)
      Thank you my friend! I think it's a good thing!

      I have not done my full review ... soon!!

      Excluir

  5. Saudações confrade rovian!

    Estou um pouco surpreso com o fato do confrade achar ele mais fraco em nicotina que o Irish flake.
    Pois se o Irish é ainda mais forte, é um tabaco que infelizmente não irei comprar!

    Pois já tenho algum "problema" com o Old Dark Fired pois o considero um verdadeiro coice de mula no que se refere a nicotina. simplesmente não consigo fumar um flake inteiro. que me sinto mal!

    Outra coisa a se lamentar é o fato de que SIM! ele perde todo o seu delicioso aroma pouco tempo depois de aberto! mesmo guardado em pote hermético(que é o meu caso só guardo em potes herméticos) tudo se vai e oque resta é "provavelmente" oque o confrade acima disse; o aroma de um virginia flake comum(digo provavelmente, poque nunca fumei virginia puro pra poder compara-los noque se refere a aroma)

    O aroma lata dele foi algo que me encantou! eu não sabia se o fumava ou se pegava um garfo e faca ou o comia!(kkkkkkk)um delicioso aroma de carnes defumadas, e terra molhada, que até me emocionou! juro! fiquei pensando na confluência de fatores necessários para que ele viesse a adquirir tal aroma! sem falar é claro na destreza do blender.

    Devido a minha inexperiência posso estar enganado, mais me parece que a estrela da festa é o burley, siguido por um virginia levemente adocicado, depois o confrade nos dirá melhor.
    Esse me parece ser o unico tabaco dessa casa que não morde; nem sob tortura! e olha que como um principiante eu sou mestre em torturar um tabaco,kkkkkkkk!

    em fim confrade, espero que Old dark possa lhe trazer ótimos momentos de reflexão e prazer!



    um abraço!

    p.s aguardamos com ansiedade a resenha completa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande confrade Marcelo! Realmente o Irish Flake é bem mais forte!! Alias, um dos mais fortes que provei até hj.

      Notei mesmo confrade q elw foi perdendo a complexidade do aroma, restando mais virginia e burley ao fundo no aroma!

      Obrigado confrade, esse tabaco serve para isso mesmo!!!

      Pode deixar, logo logo sai a resenha quentinha do fornilho!!!hehehehr

      Excluir
  6. Confrade Rovian estive olhando o Tobacco Review e encontrei outro Mac Baren quatro estrelas o Vanilla Toffee Cream

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade confrade, porém, essas 4 estrelas são oriundas de somente 2(duas) opiniões.

      Sendo que uma delas foi publicada somente depois que esse post saiu......

      Mas boa observação confrade, posso ter me enganado!! ;)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  7. Não é questão do confrade ter se enganado, como disse são poucas opiniões, mas elas estão surgindo e com isso um novo Mac Baren de quatro estrelas e acho que devemos acompanhar essa evolução, quem sabe é o inicio de uma "reviravolta" da Mac Baren,hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara confrade, se for mais um 4 estrelas todos nós ganhamos!!! :D

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  8. Bom dia confrade (como vcs dizem por aqui) hehe.
    Sou novo nessa arte de tabacos. Na verdade eu cachimbo faz uns três anos. Mas sempre ganhei o tabaco do pessoal de uma fazenda, onde sempre estou indo, então apenas conheço aquele tabaco (não é comercial). Acontece q meu tabaco acabou e estou indo atrás para comprar (por dessa vez minha ida a fazenda demorará mais q esperava). Mas vejo q há muitas variedades, tanto em questão da espécie do tabaco qnto em relação a sabores. Fico meio perdido.
    Teria como vc me indicar algum que não tivesse nenhuma essência artificial, é que pudesse ter o menos possível de químicos para conserva (pois antes de ontem comprei um aqui na minha cidade, vagabundo, pensei q pela cor forte seria bom, mas o cheiro tava muito forte, e qndo pitei me veio muito gosto de amônia (ou sei lá que químico é esse) na boca. Tô salivando até esse gosto quimico horrível.
    Se possível me aconselhar numa compra de qualidade, confiável, com um bom custo benefício, agradeceria imensamente.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente