quarta-feira, 30 de maio de 2012

Candido Giovanella de Pêssego - MUDOU

Prezados confrades, todos nós cachimbeiros percebemos que as vezes um tabaco que estamos acostumados a cachimbar durante anos, ou mesmo durante algum tempo, mudou, sofreu uma alteração que a empresa não mencionou, mas empiricamente percebemos que ela ocorreu. Como toda mudança, as vezes para pior e as vezes para melhor.

Hoje venho falar do tabaco Candido Giovanella pêssego, um tabaco que a cerca de 1 ano experimentei e que mordia, menos que os outros da linha (exceto o alemão, pois esse não morde) , mas igualmente mordia.

Ocorre que, este tabaco mudou, para melhor!  Incrível mesmo, mas experimentei esse tabaco e posso afirmar para vocês que esse tabaco não está mordendo. Percebi visualmente que o tabaco mudou, antes mais claro e fino, agora mais escuro e grosso. A aromatização continua a mesma, o mesmo sabor, só que agora me parece mais doce. Diria que proporciona uma cachimbada muito agradável.

Enfim, caso os amigos se deparem com este tabaco, fica a dica para experimentarem, mas prestem atenção, se pegarem a leva antiga, certamente não terão o mesmo prazer que a leva nova proporciona.

Abaixo vou postar a foto do tabaco "novo" (obviamente a empresa não menciona qualquer alteração, fato costumeiro nesse ramo), para caso comprarem e o vosso tabaco morder, poder verificar se, pelo menos visualmente, trata-se do velho.



P.S. Interessante destacar que esse tabaco possui um nível muito baixo de nicotina.

15 comentários:

  1. Caro Rovian, gostei e estou a seguir seu blog. Percebi em algumas postagens o termo "morder" para certa característica de fumos. O que isso quer dizer?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia confrade amigo Giovani, primeiramente obrigado por seguir nosso blog, seja muito bem vindo e se sinta em casa, confortável para perguntar e participar sempre.

    O termo "morder" ou "picar" que utilizo se refere quando o tabaco deixa a lingua ardida, desconfortável, com uma sensação estranha e ruim, que parece mesmo que foi picada, a tal ponto de, muitas vezes, impossibilitar o cachimbeiro de continuar a cachimbada. Em alguma vezes a "mordida" vem com uma sensação de irritação na garganta também. Mas sintetizando, a língua parece mesmo que foi mordida, picada, é muito desconfortável.


    Geralmente quando o tabaco morde, percebemos isso já no começo da cachimbada, antes de terminar o 1/3 ele já causa essa incomodação...

    Espero ter elucidado a dúvida do amigo, qualquer coisa é só perguntar.

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Rovian. Esclarecido. Nas dúvidas, volto a te perguntar sim. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Estou iniciando na arte de cachimbar, e hoje fiz uma compra pela net desse tabaco de pessego para estrear meu cachumbo... é uma boa pedida pra iniciantes, e pra "amaciar" um cachimbo novo?
    Muito bacan o seu blog, estou acompanhando... Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente seja muito bem vindo confrade amigo Arlington, esteja a vontade para perguntar.

      O tabaco candido giovanella de pessego sofreu uma alteração, se pegares a nova leva certamente irá lhe agradar...acredito ser muito bom para iniciantes. Outro tabaco q indico é o Candido Giovanella Alemão, ele é neutro e melhor ainda para iniciantes....vejo meu post sobre esse tabaco.

      Ainda, aconselho o confrade a experimentar o melhor tabaco custox beneficio que existe, é um tabaco importado, mas com um preço muitooo acessivel, trata-se do Half e Half, esse é muitoo bommm!!!!

      Qualquer dúvida é só perguntar!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    2. Caro confrade (se assim já posso chama-lo, pois sou novo no ramo, rsrrsrs),

      Ontem chegou meu "material" (cachimbo+fumo+acessórios)e finalmente fiz minha estreia na cachimbada.
      Coloquei um pouco se tabaco só, pores estou seguindo aquele método para "amaciar" o cachimbo, onde vai aumentando gradativamente a quantidade em cada cachimbada.

      Achei esse tabaco bem leve mesmo, bem mais fraco que as cigarrilhas Cafe Cream que de vez em quando eu fumo.
      Não sei se é por conta do filtro de carvão que veio junto... pode ser né.

      A única dificuldade que tiuve foi no acendimento, precisei gastar vários fosforos, pois toda hora o fumo apagava. Inclusive o fumo nem ficou em cinzas no fim, estou achando que não fumei corretamente, me parece que o tabaco não foi queimado na totalidade. A aparencia era de um tabaco bem pretinho e reseecado, mas cinza branca teve muuuito pouco mesmo.

      Bem, amanhã antes de dar uma nova cachimbada vou testar deixando um pouco do tabaco na mesa durante uma hora pra ver se dá uma ressecada e aí possibilite uma queima melhor.

      Se tiver alguma dica.. agradeço!

      Abç!

      Excluir
    3. Boa tarde confrade, pode chamar sim, afinal, já é um membro da nobre arte!!!

      Em relação a esse tabaco, ele realmente é fraco em nicotina, não é pelo filtro, mas sim pq realmente é um tabaco fraco em nicotina.

      Um dos pontos baixo dos tabacos da giovanella é a queima, efetivamente esse tabaco queima mal, demora a acender e nao tem uma queima parelha.....tente o isqueiro, talvez seja melhor..mas leve em consideração que é um tabaco q não tem boa queima. Acredito que deixando secar um pouco, como o confrade mencionou, seja uma boa solução.

      Interessante ressaltar ao confrade que o final do 3/3 do fornilho é o mais critico sempre, em qualquer tabaco, ele fica umido e as vezes com o gosto mais amargo...pouco sao os tabacos que podemos cachimbar a totalidade do 3/3....

      Minha dica é, nao aperte muito o tabaco e nem deixe solto demais....verifica isso no fluxo de ar que sai da piteira. Tente cachimbar o mais friamente possivel..ssem deixar o forniulho aquecer muitos nas primeiras semanas.

      Mas acredito que o amigo esta indo muito bem, qualquer dúvida é só perguntar.

      Um abraço e excelentes cachimbadas!

      Excluir
    4. Bacana, acredito que a prática fará eu melhorar o desempenho... rsrsrs
      Só mais uma duvida, no caso desses tabacos quem vem na bolsinha plastica como o da Candido, depois de abertto, você costuma colocar dentro de algum pote com tampa ou pode manter no saquinho original mesmo?

      Excluir
    5. Com certeza confrade, como diziam os antigos " a prática faz o bom ferreiro"! Faz tb o bom cachimbeiro!!!

      Sempre é aconselhavel colocar num pote fechado, tipo aqueles de conserva, ali nao fica exposto ao ar e conserva melhor o tabaco!

      Um abraço e excelntes cachimbadas!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. olá amigo,
    bom, minha primeira experiência com o cachimbo não foi muito boa, acabei comprando errado im fumo o irlandez de pacote (verde) sem sabor, e o resutado foi que ele morde muito e não fique confortável e logo parei de fumar, gostaria que vc me desse umas dica e que falasse um pouco sobre este fumo, valeu for abraço.
    Roberto Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia confrade, seja muito bem vindo ao blog!

      Realmente a linha Irlandez é forte e morde a língua, efetivamente irrita!!!

      Eu aconselharia da linha nacional começar com um Candido Giovanella Pessego. Se quiser um importado com bom custo beneficio recomendaria o Half e Half.

      Ainda em relação ao Irlandez, é um tabaco de nível médio em nicotina, base de virginias e tem aromatizante. Resumindo, não é um bom fumo na minha opinião, pois ele morde, causa grande desconforto para a língua/garganta!

      Espero ter ajudado!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      P.S. Sinta-se a vontade para perguntar.

      Excluir
  7. Caro confrade... Comprei um pacote de Candido Giovanella de Pêssego... É a primeira vez que o compro, então não sei se mudou ou não (rs)... Mas acontece, que ontem fumando, fiquei com um gosto amargo (horrível) na boca que quase me fez vomitar...

    Tem ideia do que pode ter acontecido?

    Achei também o cheiro MUITO FORTE... Os outros sabores que experimentei da Cândido não eram tão fortes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezados confrade, primeiramente seja muito bem vindo, é um prazer ter o amigo acessando o blog!

      Estranho, pois o CG pessego que experimentei nao era tão fortes assim....Mas eealmente existe uma diferença perceptível entre o "novo" e o"velho", porém, nenhum dos dois chegava a ser tão amargo assim... Alias, não mordem e não são amargos, é agradável como mencionei no post.

      Muitas coisas podem ter acontecido, vamos para algumas delas:

      1) O cachimbo não estava úmido? As vezes um cachimbo úmido pelas condições climáticas ou por não ter sido dado um descanso mínimo, prejudica a cachimbada.

      2) Verifique se o tabaco veio em boas condições, se a bolsa/bulk não estava furada, o tabaco em contato com o ar, perde muito e pode tornar-se muito ruim.

      3) a terceiro hipótese que me ocorre é ele ter piorado de vez, ou então, ser um tabaco tao antigo que sofreu algumas ação negativa do tempo, restando amargo.

      Ele veio mais para úmido ou para seco?

      Um abraço e excelentes cachimbadas!

      Excluir
  8. Sei que os posts são antigos e pretendo comprar o pêssego hoje. Ainda permanece suave?

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente