Prezados, uma pequena dica, quando abrirem uma lata nova e resolverem deixar o tabaco na lata, não esqueçam de tirar eventual papel que tenha vindo junto, pois o mesmo irá sugar/absorver a umidade do tabaco. Resultado, o tabaco vai ressecar rapidamente, perdendo sua qualidade em breve espaço de tempo.
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
P.S. Recomendo, sempre que abrirem uma lata nova, se possível, passar para um pote hermético, isso fará com que seu tabaco dure mais tempo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá confrade! Primeiramente seja muito bem vindo ao blog, é um prazer ter o amigo aqui.
ExcluirNo tocante a esta questão, apenas posso lhe afirmar sobre minha experiência e nesse ponto posso lhe garantir que o pote hermético é melhor do que a lata para conservar o tabaco, em virtude de ser hermético e vedar melhor o ar, fazendo que o tabaco resseque menos. Uma segunda alternativa é, caso escolha guardar na lata retirar os papeis que muitas vezes acompanham a lata, pois do contrario o papel irá absorver a umidade do tabaco, fazendo com que este tenha uma durabilidade menor.
Essa é minha opinião. Espero ter ajudado! :)
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Olá confrade, entendi o seu ponto e faz todo o sentido. Já até andei pesquisando onde comprar esses potes. Eu tenho um, mas achei ele muito grande (250g) para guardar apenas 50g de um tabaco. Não achei nada menor. Pesquisando sobre os famosos Mason Ball jars que o pessoal lá fora usa frequentemente para estocar tabaco eu tive a seguinte indagação. Os potes de geleias que compramos nos supermercados, devidamente limpos, seriam uma boa opção para armazenamento de tabaco? Me parece que o tamanho seria ideal, salvando mais espaço no armário de casa hehehe.
ExcluirObs: Eu apaguei o comentário porque iria refazê-la com essa nova pergunta. No entanto... deu merda hehehehe. Desculpa.
Acredito que sim confrade, esses potes de geleias, alguns usam de nescafé vedam bem, apenas o detalhe do seu cheiro, o mesmo deve fica arejando um bom tempo. Uma dica é antes lavar o pote com detergente neutro e depois passar uma água fervente no mesmo; dizem que ajuda a retirar possível odor do mesmo. Fica a dica!!!hehehehe
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Olá, meus caros.
ExcluirNeste site você encontra potes herméticos menores. Tem de 125 ml.
http://www.casadicor.com/pote-de-cozinha-hermetico-em-vidro-kilner-round-125ml-8-5x7-5cm-kl25496s
Maravilha confrade! Obrigado por compartilhar!
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!
Saudações cachimbeiras ! O tabaco em contato com a lata por muito tempo pode oxidar a mesma e o pote deve impedir o contato com a luz . Papel manteiga com a parte brilhosa virada para o tabaco é o que tenho conseguido de melhor! abraços!
ResponderExcluirOlá confrade! Realmente, concordo com o confrade, muito tempo o tabaco em lata ele oxida, principalmente tratando-se das latas mais antigas, estilo Dunhill. Porém, percebo que as latas "no novo estilo", como das Cornell são "lakeadas" por dentro, dificultando um pouco essa oxidação!
ExcluirObrigado por compartilhar essa dica, realmente o papel manteiga virado não sugaria a umidade diretamente do tabaco. Mas será que o papel em si não acabaria sugando a umidade de um modo geral na lata???
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Confrade Rovian, maravilha de discussão, eu sempre busco pela melhor maneira de armazenar meus tabacos e fiz várias experiências, estou atualmente utilizando um pote de papinha de bebe para armazenar alguns dunhill flakes e obtive resultados satisfatórios com estes frascos. Posso dizer que mesmo após alguns meses de armazenamento a perda da qualidade do tabaco foi, ao meu simples observar, aceitável, o aroma continua, o sabor também o tabaco não ficou de todo ressecado e por incrível que pareça quando abro o frasco e toco no tabaco o mesmo está, acreditem, um pouco frio, o que demonstra que há umidade no mesmo, mas é claro que as características não estão como no dia em que abri a lata, houve perdas, mas na minha visão amadora do assunto ainda estão aceitáveis. Uma dica que deixo aos confrades, esterilizem seus frascos antes de armazenar seu tabaco, isso fará uma grande diferença na qualidade do armazenamento.
ResponderExcluirPerfeita suas colocações confrade! Realmente cada vez mais me surpreendo com os flakes, no sentido de conservarem seu sabor mesmo de pois de um bom período aberto! Constatei isso no Flake Medalions e em alguns outros! Modificam-se com o tempo, porém em proporção bemmm menor que os demais! Bom para quem deseja ter um tabaco a mais aberto e também para acompanhar a evolução do tabaco e também seu declínio!
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!!!