quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Mac Baren Latakia Blend - abrindo a lata e resenha completa!

Lindo tabaco! Mas percebam o número elevado de talos nos flakes!!!!
 
 
Prezados confrades e amigos, abrir um tabaco,para um cachimbeiro, é sempre um momento especial, sempre uma surpresa, sempre um momento de prazer! Assim foi ao abrir o tabaco da Mac Baren Latakia Blend, que já estava comigo a mais de ano, acredito.

Com uma cor amarelo claro que lembra o sol e com um "pseudo" centro negro, esse tabaco se revelou bem atrativo visualmente, encantando os olhos. Com corte "roll cake" pequeno, ele até ficou simpático!hehehhee Enfim, gostei da apresentação desse tabaco.
 
 
 
Detalhe interessante é que, novamente nos tabacos dessa casa, percebemos muitos talos, como podem ver nas fotos. Uma desqualificante! Agora estou torcendo para que não seja mordedor...medo sempre com os blends da Mac Baren!!!!heheheheh

No aroma, um doce e marcante virgínia, delicioso ao olfato!!! Misturado aos cheios do Cavendish, resultou num aroma extremamente doce! Ao fundo, discreto e apagado, percebemos, muitoooo de leve (quase imperceptível!) a presença do latakia, que foi subjugada nesse blend, indicando sua pouca presença o mesmo, apesar de levar seu nome. Acredito que o nome desse tabaco, é, no mínimo falacioso, pois o que menos parece ter é latakia, apesar do nome "latakia blend"! Vai entender né!!!

Mas confesso, o aroma doce desse virginia é espetacular!!! Então o que temos até agora, boa apresentação, bom aroma, mas o principal, que é sabor.....

No quesito umidade, ao toque pareceu no ponto, tendendo até para seco, mas no fornilho, se revelou com queima regular e simplesmente, encharcou o fornilho. Tabaco que libera umidade demais, mesmo cachimbando lentamente forma um poça!!! Simplesmente, outra desqualificante! (e isso que depois eu deixei ele secar mais e mesmo assim continuou!).
 
Abaixo dois flakes em foco, para terem maior noção do tabaco....
 
 
 
 
No fornilho, minhas impressões não foram boas, tanto que nem irei fazer uma resenha completa, no sentindo de apurar aromas e sabores, pois ele não tem complexidade e possui dentes mordedores!!!!!!kkkkkk Aliado ao fato que é um tabaco "água"! Daí não dá né!!!! Abaixo apenas algumas pequenas considerações.

Se revelou um tabaco sem personalidade, um tabaco água e o pior de tudo, ele dá umas fincadas na língua, irrita, ou seja, tem pequenos dentes!!! O pior que pode acontecer em um tabaco!

Latakia? Se tiver, é mínima, quem fez o blend o fez "tão bem", que conseguiu esconder o latakia e fazer o cachimbeiro não sentir! Triste! Um virginia mal curado, sem sabor! Um Cavendish que remete a uma existência insignificante! Decepcionante!!!

O que posso dizer desse blend é, não compre!
 
É amigos, as vezes a gente acertas, outras vezes a gente erra, mas como sou resiliente, aprendi a lição, tabaco da Mac Baren, somente estudando muito o blend, analisando, porque senão, pode morder mais que "cachorro louco"!!!!!
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!


P.S. Com o flake desfeito, ele resultou em um virginia levemente cítrico, me relembrando o início de Gold Rush! Gostei mais do que quando cachimbei ele em flake!

P.S2. Antes de comprar tabacos dessa casa, pesquise bem, pois são efetivamente "mordedores" e de qualidade duvidosa alguns blends. Poucos tabacos dessa casa são premium, em minha concepção. A linha HH parece ser a melhor, pois gostei de HH Old Dark Fired e do HH Vintage Syrian.
 

11 comentários:

  1. Confrade Rovian, pelas imagens é um tabaco de dar água na boca, coloração bonita e um corte maravilhosamente belo, o aroma, por ser virginia e carvendish já imagino ser uma delícia (não conheço ainda o tão falado latakia) mas de acordo com tuas primeiras impressões dele é um tabaco àgua no fornilho... O que é uma pena, mas experimenta ele em outros cachimbos para ver, lembre-se de nossa conversa sobre como o clima pode afetar o tabaco, talvez essa umidade possa ser amenizada também com a escolha de outro tipo de cachimbo, testes devem ser feitos... kkkk.

    Achei interessante o fato de comentares sobre o uso deste tabaco desfeito, isso pode ser um salvador de muitos flakes que tenham essas caracteristicas "água", alias o confrade Alex postou um excelente texto sobre a debulha dos tabacos flakes no Paixão em Baforadas, se não leu ainda não perca essa maravilha de texto.

    Mais uma excelente resenha, mesmo não gostando do tabaco o confrade consegue nos dar uma ideia de como ele é, e confesso que fiquei curioso acerca deste tabaco pois me pareceu ser gostoso (virginia e carvendish juntos deve ser uma maravilha), mas confesso também que o tabaco cachorro não me incomoda muito pois como sou inexperiente e estou iniciando agora com os tabacos "de verdade" (antes só tabacos nacionais e alguns de qualidade mais que duvidosa "Geróss" alias esse não morde apenas ele também pica igual a serpente e deixa a língua dormente, kkkkkkkk), graças a minha vida pregressa estou meio que acostumado a levar algumas mordidas.

    Abraços
    Ricardo Iglesias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande confrade Ricardo, sempre, antes de fazer uma resenha ou comentar um tabaco, tenho por costume cachimbar ele em três momentos distintos e com cachimbos distintos, mas infelizmente esse tabaco, se revelou um tabaco deficiente em todas as minhas tentativas! :( Verdade, pode ser o clima!!!heheheh mas acho difícil!!! :(

      Efetivamente, esse tabaco desfeito melhora bastante! Vou ver o artigo, certamente é excelente!!!

      Mas não pague para ver confrade, esse tabaco não vale os nossos suados reais investidos nele!!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    2. É uma pena, que um tabaco tão bonito de se ver seja tão insatisfatório, mas é a vida... Passemos para outros.

      Excluir
    3. Com certeza confrade! Mas falaste bem,o segredo é passar para outro!!!!hehehehe

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. meu caro confrade rovian; saudações!

    Amigo, retirando-se o suposto latakia que essa mistura afirma conter; sua resenha poderia ser integralmente aplicada a outra infeliz mistura dessa casa,o Dark twist rool cacke .

    Que apresenta as mesmíssimas, caracteristicas que você acaba de descrever, acerca do latakia blend.: morde feito cachorro no osso, não tem complexidade alguma,o fornilho vira um pantano, a queima é de regular pra ruim.
    Ou seja, a semelhança do latakia blend que você acaba de descrever , um tabaco pra ser esquecido. um horror!

    Eu fiz exatamente o mesmo que tu fizeste, desfiz o flake, e melhorou um pouco a queima, mais foi só. outra coisa que me chamou a atenção confrade( se possível me esclareça), é que o cavendish do centro do flake é extremamente duro, parece carvão quando desmanchado isso é normal?

    outra pergunta que gostaria de fazer ao confrade, é a cerca de algo que me ocorreu,e que talvez já tenha acontecido com o confrade.
    A algum tempo atraz, resolvi que iria comprar um aromatico de qualidade, e comprei um 4 estrelas na tobaccoreviews, wo larsen signature.

    confrade, quando abri a lata ,quase caio de costas! que tabaco! agradável em todos os sentidos. como ele veio no ponto pra cachimbar, preparei um fornilho, e me deleitei! os sabores são, ou melhor,eram fantasticos! damasco, morangos, nozes, alguma coisa meio citríca, que não consegui descobri.
    o fato é que eu não queria que o fornilho acaba-se! ai dois dias depois,(dois! não um mês) me sento e penso que terei a mesma experiência, usei até o mesmo cachimbo, amigo, que decepção ! todos aqueles aromas deliciosos tinham desaparecido, como que por magica! restando apenas uma certa doçura, e mordidas sem fim.
    eu fiquei perplexo, nunca imaginei que isso pude-se acontecer, exceto com o passar de varios dias, em que alguns tabacos perdem qualidade etc..., mais em dois dias? que diabo é isso?

    isso já ocorreu alguma vez com o confrade? poderia me dizer oque acha que pode estar ocorrendo? um tabaco tão cantarolado em verso e prosa e se comportando assim? venho fumando ele , e ele não melhorou.

    se puder me dar uma luz, eu agradeço! e já me desculpo pelo texto muito longo.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande confrade Marcelo!

      Efetivamente confrades, os tabacos da Mac baren sempre tiveram essa fama de tabacos mordedores, tirando a linha HH, a gente tem que ir com um pé atrás nos tabacos dessa casa!

      Confrade, agora entraste numa das questões mais delicadas da nobre arte! Como sempre mencionei aqui, cada tabaco tem seu tempo próprio para consumo depois de ser aberto. Uns resistem mais, outros menos, alguns dão o seu melhor logo depois de aberto, outros 1 semana, alguns em 1 mês, poucos restam melhor depois desse tempo.

      No tocante aos aromáticos, são realmente os mais problemáticos quando abrimos. Vou dizer porque! Alguns veem úmidos demais, necessitando secar um pouco, porém, podem perder sua qualidade. Pois o aromático é feito para ser consumido logo depois de aberto, pois no momento que abrimos ele começa a perder seu aroma, seu encanto. O melhor aromático é aquele que abrimos e podemos cachimbar o mesmo sem ter o problema da umidade! Aroma conjugado com ponto certo na umidade, formam os melhores aromáticos.

      Interessante que, aromáticos pesados, quando ressecam ou respiram demais, perdem o aroma e o encanto e se tornam deveras ruim, acredito que foi o caso do confrade! Já aconteceu comigo sim, mas eu tento acompanhar de perto a evolução do tabaco, para que, quando ele comece a dar sinais de piora eu tento consumir mais rapidamente ele.

      Espero ter ajudado, qualquer coisa é só perguntar!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!.

      Excluir
    2. Mais uma vez fico agradecido confrade, obrigado!

      vendo a resposta do confrade, começo a juntar as peças do quebra cabeça! acho que começo a intender oque aconteceu!

      de acordo com oque disseste foi esse o meu caso; esse aromatico, pode se enquadrar noque se chamaria de um aromatico pesado! pois niguém ficou indiferente a ele aqui em casa! o aroma lata, e poderoso(mais de maneira alguma desagradável!) a nota -sala ,10.
      acho que o problema foi então gerado pelo fato dele ter vindo seco demais! pois me lembro que esse foi um fato que me chamou a atenção quando abri a lata, pois sempre faço o teste do beliscão, e ele estava bem seco! lembro-me que até falei: poxa que incomum um tabaco tão aromático vir tão sequinho! oque eu achei sequinho, talvez fosse na verdade um tabaco que já estava beirando o ressecado!

      Por isso ele declinou tão rapidamente depois do primeiro fornilho! já pendia pro ressecado, mais ainda guardava seu sabor, dai o primeiro fornilho ter sido ao agradavel, mais assim que aberto e em contato com o ar ele secou mais ainda, por isso o rápido declínio!

      Isso explica tudo. talvez fosse melhor ele ter vindo ligeiramente umido, pois isso teria dado a ele uma sobre vida um pouco maior!
      acho que foi isso oque aconteceu! mais uma vez aprendi um pouco mais com o confrade! muito obrigado mesmo!

      Realmente esse mundo da nobre arte é fantástico, é encantador, enigmático, apreciar cachimbos e tabacos, e entende-los é quase um exercício de alquimia!

      um abraço!

      Excluir
    3. Exatamente confrade, eu acredito que seu tabaco possa ter vindo mais para seco, deu o seu melhor e restou seu declínio rapidamente, uma pena mesmo!

      Fico feliz de ter ajudado, qualquer coisa, é só escrever! ;)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!!

      Excluir
  3. Rovian,
    Eu só fui me acertar com a Mac Baren com essa nova linha HH deles (Old Dark Fired,Bold Kentucky, e Latakia Flake).
    Das latas tradicionais que custam um pouco menos, fico no Burley Blend, que fumei a muito tempo e que me lembre não pegava.

    ResponderExcluir
  4. Rovian,
    Eu só fui me acertar com a Mac Baren com essa nova linha HH deles (Old Dark Fired,Bold Kentucky, e Latakia Flake).
    Das latas tradicionais que custam um pouco menos, fico no Burley Blend, que fumei a muito tempo e que me lembre não pegava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, comigo também aconteceu a mesma coisa, realmente a linha HH costumo dizer que é a linha "banguela" da Mac Baren, por não morder!heheheheh Também aprecio a linha HH!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente