sexta-feira, 11 de maio de 2012

Latakia e Oriental, uma família intrigante no sabor!

Amigos do blog, hoje venho tecer algumas considerações sobre a Latakia e sua família, ou seja, os Orientais. Recebi sete e-mails me perguntando a diferença entre um e outro e como identificar ora um e ora outro. No mesmo passo meu amigo Marcelo também já tinha perguntando no fórum que participamos, então vou utilizar um pouco da resposta que dei a ele na época.

Amigos, tenho por mim e faço disso a base mais sólida nesse mundo dos tabacos e dos sabores, que,  a melhor maneira de se conhecer um tabaco é pelo seu SABOR, outro meios como cor, aroma, textura, etc.,  podem ser sofisma e incrivelmente nos levar ao erro, pois existem diversos tipos de tabacos, diversos modos de cura, que poderiam e podem fazer com que o cachimbeiro mais experiente venha a se confundir.

Claro, o sabor também pode nos levar ao erro, mas acredito que seja um pouco mais difícil, pois o sabor se mantém digno de confiança, sendo mais difícil de enganar o cachimbeiro. Claro que a cor também irá nos ajudar, então vamos usar de todos os meios para identificar cada um, incluindo sabor, aroma, cor.etc.

A cor do oriental vai do amarelo dourado ao marrom, é ligeiramente adocicado (entretanto bem menos que o Virgínia) e ligeiramente aromático, suave mas picante, com baixo teor de nicotina. O tabaco oriental, também é denominado de turco selvagem, onde existe uma variedade imensa com sabores diferentes, temos o Samsum, xanthi, Djebel, etc, nessa diversidade encontramos alguns mais claros, outros mais escuros..mais doces, mais "defumados", mais picantes, etc., eu particularmente adoro os mais doces e defumados.

A  latakia é considerado um oriental (alguns nesse ponto podem discordarem de mim), mas pela sua importância e prestigio, foi "classificado à parte", como uma estrela, resolveu não dividir o camarim!!! Tem origem na nicotiana persica, e "latakia" se refere ao seu processo de cura e defumação, que a torna singular e saboroso demais!!! Um tabaco forte, com personalidade! Costumo chama-la de Escuridão da Noite, pois possui a cor negra, encantadora, algumas com até um brilho fornecido pelo processo de cura. Tem alto poder de combustão, sabor marcante e intenso, algo diferente e singular entre todos os tabacos que já provei, realmente uma estrela.

Como relatei anteriormente, costumo chamá-la de Escuridão da Noite, pois é necessário conhecimento e sentimento para fazer um bom blend com ela, pois é necessário os tabacos e as medidas estarem equilibradas, bem medida, para ela poder dar tudo de si, do contrario o blend certamente estará condenado ao fracasso!

Para finalizar, ressalto que, a primeira vez que sentirem o cheiro e o sabor do latakia, não esquecerão jamais!

Os orientais também encantam, cada qual com suas caracteristicas, como possui muita variedade é um pouco mais difícil de se distinguir, mas certamente depois de experimentarem os principais e mais usados, passarão a conhece-los bem.

Em tempo, gosto do orientais, pois como o latakia, os orientais fornecem um ar de mistério às misturas, fornecendo ao blend a complexidade que todo cachimbeiro merece, fornecendo ao blend uma cara multifacetada e longe da monocromática, fornecendo simplesmente o necessário ao blend, O ENCANTO.

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

2 comentários:

  1. Excelente Post Rovian.

    Realmente, pensei até em comprar todas os tabacos em separado, no momento só tenho o Burley e Virginia puros assim como o Pure Caribe que são folhas de charuto.

    Pretendo comprar o Lakatia e de repente até os orientais para fuma-los separados com o intuito de conhecer melhor o gosto separado e ajudar assim a reconhecer melhor nas fumadas dos blends.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. É uma boa ideia mesmo Marcelo, principalmente em relação aos orientais.
    Tenho por mim que em relaçao ao latakia, tu já o conhece bem, bastando apenas ter certeza e identifica-lo, tendo em vista que estas fumando latakiados.

    Cheiro o EMP e outros que tem latakia e procura a semelhando do aroma e depois do sabor.

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente