Prezados, resolvi escrever essas breves linhas para esclarecer um ponto bem interessante na nossa nobre arte, falarei brevemente sobre a Latakia Cipriota, Síria e dos famosos orientais, entrando em suas diferenças e singularidade, adentrando no seu processo de cura, nicotina, etc.
Agora me perguntem o porquê desse meu artigo, explico.
Estávamos conversando sobre misturas no facebook e a conversa encaminhou-se para os sabores e aromas dos orientais, bem como da Latakia e um confrade se confundiu com o aroma e sabor da Latakia nos blends, afirmando que este era muito parecido com o aroma e sabores dos orientais, uma dúvida que pode ser comum, portanto.
Venho falar sobre esse assunto, claro que isso está longe de ser um "artigo" definitivo sobre o tema, apenas um esclarecimento de acordo com o meu singelo conhecimento. Esse escrito não é definitivo, por favor, ao discordarem comentem, ele poderá ser revisto a qualquer tempo, sem problema algum!
Dividirei esse escrito pontualmente, para facilitar o esclarecimento do tema e facilitar a leitura, acompanhem-me!
Latakia Cipriota é Smyrna (Izmir-type/Yellow Cyprus)?
Não, latakia é produzida a partir da folha da Smyrna, ou seja, Smyrna depois de passar pelo processo de "defumação" - Fire curing - torna-se latakia! Porém, Smyrna é um tabaco e latakia é outro! Assim como acontece com o burley e virgínia, dependendo do método de cura, um tabaco pode tornar-se burley ou virgínia, em que pese a indústria hoje ter "espécie" mais apropriadas para um tipo ou outro, o que a distingue é seu método de cura!
Veja a foto do oriental Smyrna tornando-se latakia, percebam como a folha é clara - primeira foto - e depois de passar pelo processo ela se torna preta/negra - latakia cipriota - , mudando completamente sua característica aromática e seu sabor.
Esse processo de "defumação" que transforma a Smyrna em latakia, o que é isso?
Eu brinco e utilizo o termo "defumação", pois em verdade nada mais é que isso, em inglês poderemos falar "Fire curing" ou "smoke curing", significa que o tabaco é curado ao fogo! Resumindo e sendo bem didático, no caso do latakia eles fazem uma fogueira e queimam madeiras aromáticas, a fumaça sobe, atinge o tabaco e o defuma, claro que o processo é bem rico, eu sintetizei ao máximo, até por que eu não conheço seus detalhes.
Quais as madeiras utilizada nessa "defumação"?
Pesquisando na literatura, encontrei madeira de lei, pinheiro, arbustos aromáticos, cedro, murta, entre outras que eles não revelam, certamente é um segredo "industrial".
O nível de nicotina da Latakia se altera depois do processo?
Não, o nível de nicotina da latakia é semelhante ao do oriental Smyrna, então, poderemos dizer que o processo de cura não o altera nesse quesito!
Latakia cipriota possui o mesmo sabor e aroma que a Smyrna?
Não, são tabacos muito diferentes em aroma e sabor, ouso afirmar até que são inconfundíveis entre si no quesito aroma e também no quesito sabor.
Latakia é um tabaco totalmente singular, não havendo outro no mundo com seu aroma e sabor. Dúvida de mim? Faça o teste você mesmo, experimente o tabaco da McClelland Smyrna n.1 e a Latakia pura da mesma casa, percebam como os sabores e aromas são totalmente diferentes! Nem preciso dizer que a cor também os diferencia!
Abaixo o tabaco Smyrna n.1 vendido pela casa McClelland.
Latakia tem aroma e sabor parecido com algum oriental?
Primeiramente temos que sempre ter em mente que latakia é um oriental, produzido através da folha da Smyrna, ela é singular em seu aroma e sabor, porém, pode conter e certamente conterá resquício do oriental Smyrna, todavia, esse resquício é muito leve e o cachimbeiro com certeza ao provar um e outro perceberá o enorme abismo que existe entre os mesmos!
Respondendo a questão, o latakia é um tabaco único, apesar de ser oriental e ser a própria folha da Smyrna, ela, a latakia, distingue-se de qualquer tabaco existente, inclusive dos demais orientais, em matéria de sabor e aroma!
Então, elucidando a questão, latakia não tem sabor e aroma parecido com qualquer oriental, quiçá com qualquer tabaco!
Latakia Cipriota e Latakia Síria, constituem-se do mesmo tabaco?
Não! A Latakia cipriota é feita através da folha da Smyrna, já a Latakia Síria é feita através da folha de tabaco denominada "shekk-el-bint".
O processo de cura da Latakia Síria é o mesmo da Latakia Cipriota?
Sim! Ambas tem a "defumação" como seu processo de cura, porém, o processo é diferenciado!
A folha da latakia síria é a "shekk-el-bint", aqui incluem suas flores também, são colocados no chão para serem secadas ao sol, somente depois de secas é que vão para o galpão para serem "defumadas"! Outra particularidade, as madeira utilizadas são outras, inclusive pela região em que eram produzidas.
O sabor e aroma da Latakia Cipriota é igual da Latakia Síria?
Não! Apesar do sabor e aroma serem similares, percebemos que a Latakia Cipriota tem um aroma mais pronunciado, forte, é mais madeira, fumaça, já o aroma da Latakia Síria é mais sofisticado, levemente insensado, tendo um aroma, apesar de defumado também, mais leve, elegante e menos pronunciado, porém, de uma riqueza singular. É "leve", mas consistente e encantador!
No quesito sabor, a diferença também é notória, a latakia cipriota é mais forte, a síria mais elegante e um tantinho menos pronunciada! Eu diria que a Latakia Cipriota é força, a Síria elegância e sofisticação! Mas aqui é questão de gosto, cada um tem o seu!
Espero que tenham apreciado essas nem tão poucas linhas! Apenas quis dividir com os amigos esse pouco conhecimento, principalmente para quem poderia ter alguma dúvida nessas questões.
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Obrigado pelos esclarecimentos .É um assunto interessante e que merece muitasabordagwens . Quanto mais se vive , mais se aprende .
ResponderExcluirQue bom que gostou confrade, quis compartilhar essas curiosidades sobre a latakia, que é tão apreciada por muitos!
ExcluirUm abraço e excelentes cachimbadas!