quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Da série: Cachimbeiros de Verdade com o confrade Rafael Sodré de Castro

Prezados confrades e amigos, hoje, quinta-feira, retomamos a nossa série, Cachimbeiros de Verdade, dessa vez com o querido confrade Rafael Sodré de Castro. 
 
Apesar dele não gostar do meu Vauen V White, fato que divulgou publicamente, eu ainda gosto muito dele!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Conheci o confrade Rafael no grupo Ordem do Cachimbo (facebook), pois o mesmo é o moderador. Além de ser uma pessoa sempre disposta a ajudar (característica nata de um cachimbeiro de verdade!), possui grande conhecimento da nobre arte,  colocando este sempre a disposição dos demais, ao ajudar prontamente quem tem duvida.
 
Detalhe interessante e que me chamou atenção ao conhecer o confrade Rafael, foi que sempre que lia seus comentários, no facebook, achava muito pertinente, muitas vezes, expressando o que eu pensava a respeito. Falar do confrade Rafael Sodré de Castro, para mim, é falar igualmente da Ordem do Cachimbo, pois ele sempre está por lá, postando, comentando, solucionando duvidas, ao ponto de, inclusive, eu creditar a ele a criação da Ordem do Cachimbo!!!heheheh
 
Sintetizando, é um confrade que tenho muito apreço, simpático, coerente, ponderado,  grande conhecedor de tabacos e cachimbos! Portanto, não poderia escolher um entrevistado melhor para retratar e participar da nossa série, pois ele efetivamente é, um Cachimbeiro de Verdade!!!!
 
Abaixo, a entrevista, in verbis.
 
 
***
 
 
 

1.Primeiramente gostaria de agradecer ao nobre confrade ter aceito prontamente o pedido para realizar essa entrevista, muito obrigado! Gostaria de saber do amigo como conheceu o cachimbo? Poderia nos fizer como foi sua primeira cachimbada? Qual foi o tabaco e qual foi o cachimbo?
 
 
É um grande prazer poder participar dessa série que já recebeu tantos convidados ilustres.
 
Sobre a minha iniciação no cachimbo: quando tinha meus 18 anos comecei a frequentar um café/tabacaria no centro de Belo Horizonte. Haviam alguns cachimbos à venda por lá, mas nunca tinha visto ninguém que os fumasse, ao contrário dos charutos. Como nunca havia sido fumante de nada até então, a ideia demorou a me seduzir, até o dia em que provei meu primeiro charuto, um bundle sem anilha produzido pela Davidoff. Fumei charutos algumas poucas vezes depois disso, mas sempre olhava para os cachimbos com grande interesse. Vasculhei dezenas de sites, analisei os riscos de saúde e conversei com meu avô que tinha sido cachimbeiro quando jovem. Depois que decidi entrar neste universo, ganhei de presente da Mayumi, namorada na época, um Bazzanelli muito bonito que escolhi nesse lugar que frequentava. Meu avô, que me recomendou o tabaco preferido dele, me deu de presente uma fumeira de couro, ferramenta tcheca, isqueiro e um pacote de Half & Half.
 
A primeira fumada foi horrível. Não conseguia puxar mais de uma vez sem apagar, não senti gosto de nada e fiquei muito frustrado. A segunda fumada foi um pouco melhor… E as posteriores também. Depois veio um pacote de Borkum Riff Orange and Honey e então ganhei um Borkum Riff Light de outro cachimbeiro que acabei conhecendo em outra ocasião, no mesmo café. Compramos também o primeiro cachimbo da Mayumi - que sempre me acompanha e me incentiva nesse nosso hobby - e um outro, também de briar, como presente para o meu avô. Iniciei minhas aventuras no mundo dos tabacos premium nessa mesma época, quando passei a integrar a cAc e os encontros com outros confrades tornaram-se algo frequente, solidificando grandes amizades que perduram até hoje.
 
 
 
2. Sei que o confrade é conhecedor de muitos tabacos, poderia dividir conosco a lista dos seus cincos tabacos prediletos? Conhecedor? Eu só fumo. rs… A bem da verdade, eu já fui mais empenhado e sistemático do que hoje. Não consigo pensar em apenas 5 tabacos… Talvez 5 de cada estilo, mas sem ordem de preferência.
 
MI's:
Dunhill Early Morning Pipe; Dunhill My Mixture 965; Peterson Old Dublin; Presbyterian; Pipeworks and Wilke #10 (melhor mistura balcânica!); G.L. Pease Westminster
Ok, eu sei que já foram 6… Mas é que a tarefa é realmente difícil.
 
Aromatizados:
W.O. Larsen Signature; Peterson Gold Blend; Dan Sweet Vanilla Honeydew; Sillem's Black; McClelland Tastemaster.
 
Não sei se são esses realmente os melhores, mas representam uma variedade de estilos dentro do universo dos tabacos aromatizados e são todos de primeiríssima qualidade. Outros da mesma marca são tão bons quanto (ou quase isso).
 
VA's temperados (perique, orientais ou kentucky) ou não:
Orlik Golden Sliced; Three Nuns; Holge Danske Royal Navy Flake; G. L. Pease JackKnife Plug; Dunhill Elizabethan Mixture.
 
 
 
3. Muitas vezes o confrade nos relatou que gosta de apreciar um pipo enquanto estuda, qual seu tabaco preferido para leitura ou mesmo para os momentos de estudos?
 
 
Durante algumas sessões de estudo mais intensos eu tenho optado pelo Orlik Golden Sliced. Para mim, o tabaco ideal para estudos não pode ser tão complexo e precisa ter boa queima, para interferir o mínimo possível com os apaga-acende que nos obrigam a tirar a cabeça de dentro dos livros. O fato do flake garantir umas duas horas de queima também ajuda a regular as sessões de estudo a um tempo razoável. Escrevi há algum tempo um artigo sobre a ocasião ideal para cada tabaco, disponível no site da Ordem: http://ordemdocachimbo.com Pode interessar a alguém.
 
 
4. Confrade, teria alguma marca de cachimbos de sua predileção? Poderia nos mostrar seu cachimbo ou cachimbos prediletos?
 
 
Entre as marcas mais recorrentes entre meus cachimbos, estão Peterson (tenho 5) e Dunhill (4). No entanto, os cachimbos prediletos não possuem tanta relação com isso… Tenho carinho especial por um Stanwell Bamboo, pelos meus dois marTelo e alguns outros, incluindo o meu primeiro Bazzanelli que está rachado e surrado… Difícil decidir qual filho gosto mais. hehehe… Se tivesse que escolher apenas um preferido, HOJE, seria o meu marTelo Comemorativo da Ordem do Cachimbo, caçula da minha "coleção", que além de bonito é uma máquina de fumar que celebra o laço de amizade que desenvolvemos nessa confraria. Já meu cachimbo mais bonito é um Dunhill Cumberland de 1992 (foto em anexo).
 
 
 
 
5. Pelo que pude ver, o confrade tem uma companheira que também cachimba, isso deve ser muito bom! Nos conte essa experiência, se possível.
 
 
A Mayumi sempre me incentivou com o cachimbo. Sempre pude fumar no quarto (mesmo as MI's mais fedidas!) e ela já me presenteou com vários cachimbos. Também sempre foi aos encontros comigo e possui uns 5 cachimbos que ela usa bem esporadicamente. Eu não poderia desejar nada diferente.
 
 
6. Agora falando um pouco da política antitabagista, o que pensa a respeito dessa política que coloca o cachimbo no mesmo patamar dos cigarros?
 
 
Francamente? Não me importo. Esse argumento que aborda as diferenças entre cachimbo e cigarro possui dois pontos interessantes. Em ambos, prefiro ser incluído no mesmo grupo grande de fumantes. O primeiro, trata de uma suposta hierarquia entre os hábitos e os sujeitos envolvidos. Não considero que um cachimbeiro seja, por excelência, melhor que um fumante de cigarros. Esse pensamento é ingênuo e/ou malicioso e acredito que deva ser evitado sob pena de um julgamento injusto. Não cabe elitismo em uma política que deveria servir a todos.
 
O segundo ponto reside na natureza de cada maneira de consumir tabaco: trata de assumir o cachimbo como melhor uma vez que o mesmo objetiva prazeres sensoriais e não um vício em um produto de baixa qualidade. Esse raciocínio é problemático porque está inserido no mesmo paradigma de regulamentação das coisas maléficas. Sob esse ponto de vista, aquilo que faz mal deve ser combatido. Mas e aí? Quem deveria avaliar se o custo-benefício de fumar - seja cigarros, charutos ou cachimbo - vale a pena? É evidente que concordo que o cachimbo é bem melhor que o cigarro (por isso fumo cachimbo e não cigarros), mas o que defendo é a liberdade de escolha individual sem que essa escolha - que só compete ao indivíduo - seja motivo de repressão do sujeito. Por isso, não torço o nariz para os fumantes de cigarro, apesar de lamentar pelo mau gosto deles. rs
 
Ainda há outra motivação para ser incluído nesse grande grupo: juntos, somos mais. Eu jamais esperaria uma reação expressiva de um grupo tão pequeno quanto o de cachimbeiros frente às políticas antitabagistas.
 
 
7. O amigo é moderador e fundador da Ordem do Cachimbo, esse grupo maravilhoso do facebook. Como surgiu essa idéia e como é moderar um grupo com tanta diversidade de pensamentos que as vezes se colidem?
 
Uma pequena correção: sou moderador, mas não sou fundador da Ordem do Cachimbo. A Ordem foi criada no Orkut e eu só assumi a moderação na Era Facebook, quando recebi o convite do confrade Rafael Almeida com base no meu histórico de colaborações no antigo Clube do Cachimbo do Orkut.
 
A moderação num grupo dinâmico do Facebook não é tão simples quanto parece e tem exigido mais cuidados a medida em que o grupo cresce. Muitas coisas não chegam ao conhecimento dos confrades justamente porque são barradas antes de se tornarem públicas. Essas coisas vão de pequenos desentendimentos entre colegas até ações de má fé que beiram a ilegalidade. É muito difícil passar duas semanas consecutivas sem qualquer ocorrência. Paralelamente, há a tentativa de gerar e gerir conhecimentos e amizades: há iniciativas bacanas como o Comemorativo, o site da Ordem, concursos esporádicos (como a escolha da capa do grupo) e a promoção de encontros regionais e nacionais. Felizmente, esse trabalho é compartilhado com os confrades moderadores Carlos Adriano e Rafael Almeida, além de vários outros confrades que tomam para si o compromisso de fazer da Ordem um grupo cada dia melhor. Agradeço muito! É justamente o que nos motiva a continuar fazendo o que fazemos.
 
 
8. Para finalizar, sei que já tomei muito do seu tempo, que conselhos daria para quem está começando na nobre arte?
 
Acima de tudo, persistam. Leiam, experimentem e conversem com os confrades o quanto puderem… O cachimbo não revela só um mundo incrível de sabores e momentos, mas também coloca muitos amigos verdadeiros em nossas vidas. Pessoas incríveis que gostam de compartilhar não só conhecimentos, mas bons momentos.
 
Obrigado pelo convite, confrade Rovian, e parabéns pelo sucesso do seu blog!

***

Agradeço novamente ao confrade Rafael Sodré de Castro pela brilhante entrevista!
 
Em tempo, as fotos da entrevista do confrade Rafael foram feitas por Mayumi Higashi, que aliás, tenho de frisar, ficaram lindas!!! Parabéns pelas fotos!
 
Semana que vem tem mais!!!
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado confrade, realmente essa entrevista foi muito boa!!! Não esperava menos do confrade Rafael Sodré de Castro! ;)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. Parabéns amigos Rovian e Rafael!!! Excelente entrevista. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade amigo Carlos Junior, realmente o confrade Rafael foi brilhante!! Representou bem os mineiros!!!!heheheheh

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Bela entrevista! É sempre um prazer ouvir as experiências de nossos confrades com a nobre arte e a disponibilidade de alguns em divulgá-la. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou confrade!!! Concordo com o amigo, é sempre bom ouvir e aprender com as experiências!!!

      Obrigado confrade! ;)

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  4. Gostei das palavras dessa pessoa, e do incentivo principalmente para iniciantes, assim como eu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha!!! Fico feliz que tenha apreciado a entrevista confrade!!! Seja muito bem vindo ao blog, sinta-se em casa!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  5. Obrigado, confrades. É um grande prazer participar dessa série de entrevistas. A proposta é ótima! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os confrades apreciaram em Rafael!! Tu não ria ser candidato ? Vi uma vez isso no grupo!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk Pode dar certo!!!!hehehehehehe

      Excluir
    2. Serei prefeito, segundo o Carlos Adriano. hehehe… Só preciso escolher uma cidade antes pra me candidatar. hehehe

      Excluir
    3. Maravilha!!!!! Mas depois que estiver mais rico ainda e mais influente, não esquece dos humildes cachimbeiros heim!!!!heheheheheheheh
      ;)

      Excluir
  6. Excelente entrevista. Faço parte deste universo há pouco tempo mas, o suficiente para admirar a pessoa do Rafael Sodré, pela sua coerência, prontidão e generosidade em compartilhar os seus conhecimentos sobre cachimbos e tabacos. E agora, mais ainda, em perceber a sua eloquência e competência para escrever. Parabéns aos dois (entrevistado e entrevistador) por esta publicação. Sucesso para o blog! Saúde e felicidades para os dois.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Ton! É um prazer tê-lo como confrade! :)

    ResponderExcluir
  8. Não tinha visto seu comentário confrade Ton! Mas agradeço as palavras, fico feliz que as vezes passe por aqui! Realmente o confrade Rafael é um confrade singular!!!

    Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente