quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Vauen V White - batismo de fogo!!!

 
 
Prezados confrades e amigos, assim como é importante escolher um bom cachimbo e igualmente escolher um bom tabaco, é necessário termos o cuidado de amaciar com calma os nossos cachimbos, pois eles ainda não nasceram completamente para a "vida".
 
Costumo dizer que, somente conhecemos um cachimbo verdadeiramente quando ele nasce para a vida, e esse momento acontece quando é feito seu primeiro fornilho, daí a importância de escolhermos um bom tabaco, não pelo ato mecânico de amaciar o cachimbo, mas antes, pelo ato mítico desse grande feito!
 
O tabaco, como sempre, é importante, pois é ele que vai demonstrar se o cachimbo, além de belo, de ter um bom briar, uma boa piteira, além de ter um bom corte do briar e o artesão seguir suas veias(etc..), de ser de uma boa cepa, enfim, se ele é realmente O cachimbo! Esse O cachimbo, não no sentido de ser o melhor do mundo, mas entes de ser o melhor para aquele cachimbeiro em particular que será seu amigo, quem sabe, por uma vida ou por longos anos...
 
Costumo dizer que o cachimbo somente nasce para a "vida" quando o primeiro tabaco é queimado em seu fornilho, aí é que sentimos como funciona seu coração (briar), como é a sua circulação (fluxo de ar) e como é seu psicológico, ou seja, se é muito esquentadinho ou não! hehehehe Nesse momento, mais mítico que mecânico, é que vai haver ou não, a mais profunda empatia entre cachimbeiro e cachimbo!
 
É essa experiência que passo brevemente a relatar, o batismo do meu Vauen V White com o fornilho alimentando por Blue Mountain!
 
Escolhi o tabaco Blue Mountain para este ter privilegio de ser o primeiro fornilho completo desse cachimbo (os outros também o foram!). Primeiro porque foi um tabaco que apreciei, segundo porque tem um sabor e um aroma muito interessante e não menos importante, porque ele tem uma boa queima, nem lenta e nem rápida, na medida certa, perfeita para o batismo (amaciamento)!
 
É nesse momento que o cachimbo se revela! É no primeiro fornilho (eu costumo amaciar meus cachimbos enchendo a metade do fornilho durante 3 a 4 cachimbadas e depois encho completamente, e daí para adiante é só festa! Esse é meu sistema!),  assim como no primeiro olhar a uma mulher, que sentimos a química, o entrosamento, a satisfação, a contemplação! Aqui, ou se gosta, ou não se gosta, e ponto! Quando a química é perfeita, você simplesmente ama o cachimbo, o contempla visualmente, "tatilmente", o aprecia sem moderação, sintetizando, se apaixona!!! Se entusiasma, vibra!!!!!!!!!
 
Agora você poderia me perguntar, "há casos de se gostar mais ou menos do cachimbo?" "Posso passar a gostar com o tempo?" Sim, você pode ter um cachimbo e não gostar no começo e depois com o tempo passar a adora-lo, com certeza! Cito o caso do meu Radice Underwood (http://sabordetabaco.blogspot.com.br/2012/06/radice-underwood-g30.html), eu com o tempo passei a amar esse cachimbo! Hoje, ele é um dos meus preferidos! 
 
Porém, todos sabemos que,  um amor que não passa por uma paixão, não é o mesmo amor que foi forjado pela paixão, pelo fogo, pelo êxtase!!! É diferente, não se explica, se sente!
 
Quando cachimbei com o Vauen V White, senti que era o cachimbo que tanto estava procurando! Senti que acertei na escolha, como muitas vezes acertei e como muitas vezes fracassei também!
 
Vauen V White, Ele simplesmente  se encaixou perfeitamente na minha mão, ele sentou-se nela para me fornecer uma maravilhosa cachimbada, uma cachimbada contemplativa de sua estética e de sua qualidade, enquanto sua circulação bombeava o meu coração, a cada fluxo de fumaça transferida! Foi uma integração perfeita! Um briar grosso com um fornilho médio a pequeno, que não esquenta facilmente. Um excelente fluxo de ar! Um encaixe perfeito na mão, juntamente com sua cobertura que é um carinho ao tato do cachimbeiro. Uma contemplação! Uma empatia perfeita com ele!
 
Com certeza, eu me apaixonei por esse cachimbo, ao ponto de pensar em comprar o Vauen V Black!!!
 
Interessante que na cachimbada, no começo pensei, "tomara que não suje o cachimbo"...no final, terminei pensando "tanto faz se sujar, o encanto desse cachimbo não esta na estética, mas na excelente cachimbada que oferece!" O cachimbeiro "pira"!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 
Abaixo, compartilho com o confrades o cachimbo depois do uso. Reparem que ele, na borda superior, ficou levemente amarelado. Passando um guardanapo, ele sai, mas resta ainda uma pequena tonalidade dessa cor. Esse fato não me desagradou, mas vou encher um pouco menos o fornilho, afim de evitar que a tonalidade aumente. Detalhe, é muito fácil de limpar, pois a cobertura lisa favorece a limpeza!
 
 
Finalizando,  desculpe pelo longo texto, mas é que me emocionei, e quando me emociono, geralmente me torno mais expansivo!!!hehehehehe
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 

6 comentários:

  1. Nossa, que exposição maravilhosa! Compre também o "black"... Gostaria apenas de discordar do seguinte: as marcas que ficam na borda superior dão um toque especial, registrando que o "ato de amor" entre cachimbeiro e cachimbo realmente aconteceu... Para mim, quanto mais marcas, mais amor! É apenas uma opinião pessoal, claro, mas cachimbo digno desse nome é cachimbo usado e marcado! Digamos que as marcas (pelo uso) são a assinatura do cachimbeiro. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confrade, agora falaste como o poeta que é!!! Realmente as marcas devem ser mantidas, simbolizando esse ato que tão bem descreveu!

      Concordo plenamente, além de um "ato de amor" é a assinatura do cachimbeiro!!! Perfeitas palavras!!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. Olá Rovian,
    Poxa se inspirou e escreveu um dos melhores textos (brinks). Esse cachimbo da foto é feito de que?. Ah! Ter um cachimbo é coisa de macho e quem gosta e bem interessante e bem inusitado. Mas gosto de mais daqui. Não é sempre que comento mais sempre visito.

    Abraço
    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Rodrigo, obrigado! ;)

      Esse cachimbo é feuto de briar. É um prazer ter o amigo visitando o blog, eu tb estou sempre dando uma passada no seu!!!

      Abração!!!

      Excluir
  3. Bom dia a todos
    Vai parecer estranho uma pessoa que não fuma aparecer aqui,mas o meu marido fuma
    cachimbo e eu que detesto o cheiro do cigarro não é que GOSTO muito do aroma do ta
    baco de cachimbo,é que é delicioso mesmo! baunilha...então!assim pode fumar em casa
    cigarro é fora de casa.Cumprimentos e vou seguir o blogue
    Adelaide Stuart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Primeiramente é um prazer ter você aqui, sinta em casa!

      Realmente o aroma de alguns blends são fantásticos, muito agradáveis, diria até, que encantadores! os de baunilha, alguns são um primor, é difícil alguém não gostar desse aroma.

      Obrigado por seguir o blog, diga a seu esposo para visitar o blog, estamos esperando por vocês!

      Um abraço,
      Rovian

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente