segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A porcentagem de Perique nas misturas de tabacos e seu reflexo no blend!





Prezados, eu adoro o tabaco perique, sou um apaixonado pelos Vapers, porém, o perique tem que estar na medida certa para fornecer o seu encanto. Como é um tabaco encorpado tanto no sabor, quanto em nicotina, ele pode deixar um blend fabuloso, como tem o potencial de destruir qualquer mistura, caso não seja bem dosado!

A literatura sobre tabacos, sobre blends revela que o perique entre 1 a 2% em uma mistura, melhora o sabor do blend sem a gente perceber, como é o caso do OGS, da Orlik! De 2 a 4% ele já é reconhecível, se você catar e tirar ele do blend já vai perceber a mudança de sabor na mistura; de 4 a 8% você reconhece ele de cara, dai é gostar ou não do bichinho, aqui entra os apreciadores do perique; de 8 a 12% a presença é marcante, para quem definitivamente gosta muito; e de 12 a 20% é para os fortes, tipo Aleister Crowley, pois aqui nessa proporção o perique destrói qualquer mistura, o blend fica para muitos "incachimbável", picante, forte, amargo, enfim, uma mazela só, aliado a nicotina que torna-se bastante elevada!

Apenas compartilhando com os amigos essa curiosidade!

Um abraço e excelentes cachimbadas!!! 

P.S. Eu citei o tabaco Orlik Golden Slice, porém, muito cachimbeiros sentem o perique muito leve na mistura, nunca saberemos a sua porcentagem no blend, até por ser um segredo industrial. Porém, eu o utilizei como exemplo pelo fato do perique ser muitoo sutil nessa mistura e simplesmente fazer toda a diferença! :)

2 comentários:

  1. Interessantissimo assunto, confrade!

    Eu considero o perique um tabaco muito fascinante nao por gostar muito dele, mas pelo poder que ele tem.
    Mesmo assim eu gosto muito dele em certas misturas inglesas, pois ele apimenta e da corpo e profunidade ja, em outras, realmente se torna um estorvo. Por exemplo, na Bayou Morning, eu gostei no primeiro dia mas depois me enjoou de uma tal forma que eu tive que dissolve-la. Realmente, eh o tabasco dos tabacos, e vem do mesmo lugar! Agora ate percebi que "Tabasco" eh muito semelhante a "Tabaco" hehehe...

    Gosto do perique principalmente na Night Cap e na Habana Daydream.

    Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade, fico feliz que tenha gostado!

      Realmente é um tabaco singular, a fermentação dele o torna muito complexo, capaz se bem medido levantar qualquer mistura, como o OGS e mesmo o Nightcap, ou arrasar com qualquer mistura. Fornece corpo e nicotina e tem um toque especial. Porém, tem de ser muito bem medido e levar uma base muito agradável, de preferencia doce, para ter seu encanto. Ou com latakia e fundo virginia, mas dái somente um toque!

      COm certeza, concordo com o "tabasco" hehehehe

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente