terça-feira, 10 de junho de 2014

Incrível : as variantes do tabaco no cachimbo

Prezados, apesar do título parecer estranho, é exatamente esse o fenômeno que ocorre com alguns tabacos, para não dizer todos (pois alguns variam mais e outros menos), ao serem cachimbados em fornilhos, em cachimbos diferentes.

Um mesmo tabaco comportar-se-á de maneira diferente se cachimbado em um fornilho pequeno, médio ou grande. Um mesmo tabaco, ouso dizer, comportar-se-á de modo distinto, inclusive, em modelos diferentes de cachimbos - fornilhos. Nesse último caso, um fornilho mais fundo, mais largo, mais fechado, mais aberto, influirá no resultado, sabor, prazer da cachimbada!

Façam o teste, percebam como um mesmo tabaco se torna mais saboroso em um determinado cachimbo do que em outro! Você já se perguntou o porquê?

A tarefa não é fácil, cabe ao cachimbeiro escolher, sabiamente, o cachimbo perfeito - dentro das suas opções -  para melhor degustar seu tabaco. Mas não se preocupe, para cada tabaco que você abrir, haverá na sua estante um cachimbo perfeito para ele. Os mais antigos costumavam afirmar que, para cada tabaco que sai da adega de um cachimbeiro existe um cachimbo perfeito em sua prateleira para ele! Eu acredito nessa "regra", e você? hehehehe

Um pequeno texto, sem pretensão alguma, apenas para dividir contigo um pensamento e esse pequeno ditado que outrora escutei.

Um abraço e excelentes cachimbadas!!! 

P.S. Em tempo, claro que existem inúmeras variantes, a citada no texto é apenas uma delas....

6 comentários:

  1. Acredito nessa regra também, o Borkun Riff Whiskey no meu churchwarden fica perfeito. Para fumos mais aromáticos, o meu montana com fornilho redondo se sai melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá confrade, primeiramente é um prazer ter o amigo aqui!

      Realmente, é incrível, o tabaco muda da "água para vinho" dependendo do cachimbo! O mais interessante é que a gente vai, intuitivamente, percebendo com a experiência qual cachimbo se adapta melhor ao tabaco.

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  2. Rovian, Rovian, Rovian.... Posso dizer que estás se aproximando da maestria, teus artigos são como um bom vinho melhoram com o tempo e esse artigo diz tudo. O tabaco definitivamente varia de acordo com o tamanho do fornilho, o tipo de Briar ou madeira que o mesmo foi confeccionado, e acho que podemos acrescentar aí uma gama de fatores que vão influenciar no sabor e reações dos tabacos nos fornilhos, tais como a temperatura, a umidade, o tipo de corte do tabaco, junta-se tudo isso e teremos diversas variações. Eu mesmo aconselho aos amantes da leitura degustar um bom flake em um churchwarden, pois assim unimos um tabaco que requer paciência para ser degustado em um cachimbo no qual a paciência é fundamental para seu melhor aproveitamento, aliando isso tudo a um bom livro que dividirá a emoção da história com o sabor do tabaco e o prazer da fumada longa e fria, agora o tamanho do fornilho deste churchwardem ditará o ritmo da leitura, hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bondade sua confrade amigo Ricardo! Mas fico feliz que tenhas gostado e de que participe da mesma opinião! Essa sua dica é sensacional, é realmente delicioso ler um livro ou mesmo assistir a um bom filme acompanhado de um bom tabaco e de um bom churchwardem!!! Maravilha!!!

      Ainda em relação as suas colocações, efetivamente temos inúmeras variantes, talvez por isso que às vezes as cachimbadas são maravilhosas, outras boas e algumas poucas vezes deixam a desejar!!heheheh

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
    2. Só completando... às vezes algumas cachimbadas terminam cedo demais nos deixando na vontade. huahua

      Excluir
    3. Perfeito! Assim como alguns bom momentos da vida! Ditado antigo "o que é bom dura pouco"hehehehehe :)

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente