quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Da série: Cachimbeiros de Verdade com o confrade Térgio Patrício

Prezados amigos e confrades, dando seguimento a nossa série, o entrevistado de hoje é o confrade amigo Térgio Patrício, um dos primeiros cachimbeiros que tive contato ao adentrar na nobre arte, ainda na grande CAC, do yahoogrupos!
 
Hoje ele é um dos moderadores da CAC no facebook (grupo incrível!) e da lista de email, que continua. Falar do confrade Térgio Patrício é rememorar os meus tempos nesse grupo, onde ainda se postava por email, mas nem por isso menos interessante. Recordo de estar perguntando sobre o que era MI, MB, Vaper, VAs, todas as grandes perguntas de iniciante....e lá estava o confrade Térgio, com seu grande conhecimento e experiência de longa data, para nos auxiliar, e isso tudo com grande simpatia e vontade de ajudar!
 
Aliado a tudo isso, o confrade Térgio traz consigo conhecimento de longa data sobre a nobre arte e não faz mistério ao partilhar. Tem entre suas paixões a cuíca e o cachimbo, e muitas vezes alia as duas, como vai nos relatar na entrevista. 
 
Grande apreciador de tabacos aromáticos/aromatizados, uma pessoa simpática, educada, um verdadeiro representante da nobre arte e com certeza um dos mestre que temos hoje no Brasil!
 
Então, passamos para a entrevista, que está boa demais!!! Transcrevo, in verbis, suas respostas.



1. Confrade Térgio, primeiramente obrigado por ter aceito o convite para participar. Gostaria de saber como o amigo conheceu o cachimbo e se teve alguma dificuldade inicial, se positivo, qual?
 
Há muitos anos atrás, qdo tinha uma loja de confecções masculinas em um Shopping aqui na cidade de Curitiba, minha esposa e meus filhos vieram no fim do expediente me buscar.
 
Qdo estávamos quase para fechar a loja, sentimos no ar um perfume diferente e ao olharmos para o corredor reparamos com um senhor que estava fumando um cachimbo e conforme caminhava solitário pelo corredor deixava aquele rastro delicioso do perfume do tabaco.
 
Foi qdo virei à minha esposa e disse-lhe:
- Um dia, ainda vou fumar cachimbos só por causa desse perfume tão agradável.
 
Meus filhos que ainda eram bem pequenos, escutaram aquilo e para minha surpresa, uns dias após o ocorrido, no Dia dos Pais, me presentearam com um cachimbo e um  pacote do tabaco Irlandez da Finamore.
 
Ao receber o presente, abri o pacote e carreguei o fornilho, e fui logo acendendo o cachimbo para poder sentir aquele perfume tão agradável que senti no corredor do Shopping...
 
É claro que não senti aquele aroma, pois sabemos que quem fuma cachimbo, tem que cachimbar em um local fechado, se retirar, e após alguns minutos, retornar para poder sentir o aroma do tabaco.
 
Mas minha família pode desfrutar daquele aroma tão agradável, e de lá pra cá nunca mais parei de fumar cachimbo!
 
E no início tive todas as mesmas dificuldades que os novatos tem:
Não conseguir carregar adequadamente o fornilho;
Deixar muito pressionado o tabaco;
Não dar a pausa necessária para as puxadas da fumada, esquentando em demasia o cachimbo;
Não conseguir deixar o cachimbo aceso; etc... etc... etc... 
 
2. Sei que o confrade é fã de tabacos aromáticos/aromatizados, quais os seus preferidos?
 
Qto aos tabacos aromáticos e aromatizados, como é de conhecimento geral, são os meus favoritos e nomear os meus preferidos é uma tarefa difícil, pois o tabaco preferido é aquele que fumamos com prazer; mas pra não ficar em cima do muro vou citar alguns que me vem na memória:
Captain Black embalagem branca; Holland House Cherry; Sunset Breeze da Peterson; Barbary Coast da G.L. Peace; Sweet Killarney da Peterson; Vanilla da Mac Baren; e todos os da Giovanella.
 
3. Teria alguma história especial com algum tabaco ou mesmo com o cachimbo para nos contar?
 
Uma história interessante é de qdo estava na rua e avistei um Senhor cachimbando solitário, sentado a um banco na Rua XV aqui no Centro de Curitiba, e resolvi fazer-lhe companhia.
Pedi licença, me apresentei e já fui carregando meu cachimbo com um tabaco Captain Black White.
Fomos conversando e fumando, e o tempo parecia que havia parado, assim como a fumaça pairava no ar exalando o perfume dos cachimbos...
Conversávamos sobre cachimbos, tabacos, preferências, e assim por diante.
Qdo terminamos, nos despedimos e continuemos nossos caminhos.
Nunca mais avistei aquele Senhor, mas foi uma das minhas melhores cachimbadas que já dei em toda a minha vida ;)
 
4. Falando de tudo um pouco, me recordo do amigo desde a época da CAC no yahoogrupos. Como é moderar um grupo com tantos membros? Como surgiu a idéia de criar a CAC?
 
A cAC surgiu devido uma dissidência do Yahoo Grupos "A Confraria do Cachimbo" que foi criada pelo José Anchieta, mais conhecido como Balkan, que foi o primeiro fumante de cachimbo a criar um grupo no Yahoo Grupos nacional e internacional.
 
E através dele que pude aprender quase tudo que sei, e só lamento ele ter parado de fumar cachimbo e se afastado de todos nós.
 
Qto ao moderar a cAc, nunca tive problemas, pois o grupo sempre respeitou o espaço de todos os membros com muita honradez e elegância, além de ter bons Moderadores que sempre me auxiliaram, o Alfredo Maia e o Castro, este que desenvolveu o Site e também o grupo no Facebook.
 
 
5. O amigo além de ser um mestre na arte de cachimbar, é "cuiqueiro", podemos considerar suas paixões? Como é fazer os dois, já tentou? Teria alguma foto com a cuíca e com o cachimbo?
 
Qto a ser Mestre, longe disso, mesmo porque nunca fiz questão de conhecer as teorias dessa arte, o que me importa na verdade é ser um cachimbeiro.
 
E ao fato de cachimbar e tocar um instrumento musical, é como cachimbar e ler, ou cachimbar e assistir TV, cachimbar e estar se ocupando de outros afazeres.
Como gosto e sou ritmista de uma Escola de Samba daqui de Curitiba, a Mocidade Azul, sempre toquei e cachimbei junto, sempre tentando respeitar o espaço dos outros ritmistas.
 
Isso vem já de muitos anos atrás, e me ver tocar um instrumento, seja uma caixa, um tamborim, um chocalho, ou mesmo a cuíca, que é o instrumento que me apaixonei, com um cachimbo na boca é o mais habitual possível.

 
6. Já vi o amigo com diversos cachimbos, inclusive Dunhill! Mas de todos, qual o seu preferido?
 
Qdo iniciei nessa Arte do Cachimbo, comecei a colecionar, mas fumando os cachimbos, e em pouco tempo cheguei a ter mais de 150 modelos de marcas diferentes.  Eram outros tempos, em que se encontrava numa Tabacaria bons cachimbos importados e tabacos e afins também.
 
Me desfiz de muitos cachimbos, e hoje tenho cerca de 100 , mas o meu preferido é um nacional sem marca com desenho na madeira que tem uma fumada excelente, deixando muitas marcas famosas pra trás. E qto a esse Dunhill, um Shell 4204, que tenho, asseguro-lhe que só tem nome, pois é um cachimbo regular.
 
7. Na sua opinião, qual a bebida que mais combina com o cachimbo?
 
Qto as bebidas que combinam com o cachimbo, o que tenho a dizer é que são todas as que um cachimbeiro gosta.
Muitas vezes estou cachimbando e tomando um chocolate quente, ou um café, as vezes uma Malzebier bem gelada, por outras vezes um suco natural com um pouco de Vodca, ou até mesmo um Whisky.
 
8. Para finalizar, alguma dica para quem estiver começando?
 
 A melhor dica pra quem estiver inicaindo nessa Arte do Cachimbo é a PERSEVERANÇA.
Nunca desistir das frustrações que o cachimbo irá lhe oferecer no início, pelo contrário, tirar como aprendizado e tentar, tentar, e tentar sempre mais para poder aprender e dominar esta Arte tão nobre que infelizmente está cada dia menor.
Além disso procurar as dicas no Site da Confraria dos Amigos do Cachimbo que tem muitas dicas, e também no Facebook cAc Confraria Amigos do Cachimbo onde poderão interagir com todos os membros. 
 
Agradeço a oportunidade e o privilégio de poder participar deste Blog maravilhoso que vem contribuindo a cada dia nessa nossa Arte do Cachimbo.
 
BIG's Baforadas e um BIG Abraço,
Térgio Patrício.
 
***
Agradeço novamente ao confrade Térgio pela brilhante entrevista!
 
Realmente, suas histórias sobre como conheceu o cachimbo foi muito interessante! Da mesma forma quando nos relatou que sentou e conversou com um cachimbeiro que não conhecia, simplesmente adorei!!! Me transportei para lá!!! Foi estupenda sua entrevista!!!
 
Semana que vem tem mais, com um convidado muito especial!!!
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

Um comentário:

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente