quinta-feira, 5 de julho de 2012

Saci Pererê e o seu pito(cachimbo)

Apenas mais uma curiosidade, dessa vez de um personagem do folclore popular brasileiro, que utiliza imaginem o que?? Claro, um cachimbo!!!rssssssssss

Isso me faz lembrar do famoso escritor Monteiro Lobato, que muito utilizou esse personagem em seus escritos para instigar a imaginação de nossas crianças...de certa forma me faz relembrar a minha infância, como o Sítio do Pica-pau Amarelo.....a Cuca.....O Visconte...O Saci.....enfim, uma doce recordação de um tempo que não volta... mas que ficou marcado na minha mente e me traz boas recordações e bons sentimentos.

***


"A lenda do saci foi inicialmente criada por índios do Sul do Brasil. Na versão tupi-guarani, um indiozinho de cabelos vermelhos teria o poder de ficar invisível e confundir os caçadores. Seu nome era Caa Cy Perereg.


Os escravos se apropriaram da história e o saci se tornou negro e com um cachimbo na boca. O seu gorrinho é um elemento da cultura européia, já que foi inspirado nas toucas romanas (os piléis). Conta a lenda que o saci se torna submisso àquele que rouba sua carapuça.

Um dos hábitos do saci é pedir fogo aos viajantes para acender seu pito. Dizem que ele tem até uma das mãos furadas de tanto carregar as brasas do cachimbo.

Dia 31 de outubro já é considerado o Dia do Saci na cidade de São Paulo. A data é uma proposta nacionalista para preencher o lugar do Halloween (dia das bruxas americano)."

Esse texto foi retirado do site: www.guiadoscuriosos.com.br

***

Outra versão, outros detalhes:


É um jovem negro de uma perna só, perdeu a perna lutando capoeira. Adoro fumar cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser. Existem 3 tipos de Sacis: O Pererê, que é pretinho. O Trique, moreno e brincalhão e o Saçurá, que tem olhos vermelhos. Ele também se transforma numa ave chamada Matiaperê cujo assobio melancólico dificilmente se sabe de onde vem.

***

Agora para fechar o post com chave de ouro, até o Google já utilizou o famoso saci, vejam:




Espero que tenham gostado!

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente