quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Da série: Cachimbeiros de Verdade, com o confrade Sergio Martins

Prezados confrades e amigos, hoje dou início no blog a série intitulada,  Cachimbeiros de Verdade. Essa série leva esse nome pois chamarei aqui somente pessoas que considero expoentes nessa arte e que efetivamente são Cachimbeiros de Verdade, que cachimbam e amam a nobre arte de cachimbar e todos os seus mistérios, seus rituais, enfim, tudo que a nobre arte pode proporcionar!
 
Abro essa série com a presença do confrade amigo Sergio Martins, um cachimbeiro de longa data, conhecedor de muitos tabacos e apreciador dos melhores cachimbos, um verdadeiro expoente, um cachimbeiro que ao longo dos anos se tornou um mestre nessa arte. Uma pessoa sempre disposta a ajudar os nobres confrades com excelentes sugestões e sempre muito simpático!
 
Abaixo, a transcrição, in verbis, da entrevista que o nobre confrade nos concedeu.
 
 
 
 

1.       Como conheceu o cachimbo?
 
Em 1992, fazia um curso militar no Rio de Janeiro e fiz uma amizade sólida com um companheiro fumante de cachimbo. Achava bonito, elegante e adorava o aroma deixado por ele nas fumadas. Demostrei  meu interesse e ele me presenteou com o Kit do iniciante: um cachimbo italiano (Liburnia Apple, que uso até hoje), uma bolsa do tabaco Bulldog, escovilhões e socador. A partir de então dediquei-me a este hobby que a cada dia mais o aprecio e aprendo por experiência própria e com os confrades que me relaciono.
 
2.       Tabacos da minha preferência:
 
- MI: Dunhill  My Mixture 965
 
- MB: McCllelland Frog Morton on the Bayou
 
- VaPer: Escudo Navy de Luxe da Peter Stokkbye
 
- Aromático: WO Larsen Signature
 
- Virginias: McClelland Stave-Aged 35
 
       3.     Cachimbo que mais gosto:
 
                 Gosto de todos os meus cachimbos e os conservo da melhor maneira possível. Porém, dentre eles, o meu preferido é um Stanwell 11 Trio (ver foto anexa). Aliás, sou um grande apaixonado pelos Stanwell.
 
 
 
3.         Dica para quem estiver iniciando:
 
Toda adaptação tem dificuldades e a arte de fumar cachimbos também as tem. Requer força de vontade, algum investimento financeiro, tentativas na escolha dos tabacos que mais agradem, o ritual do preparo e da manutenção dos cachimbos, restrições quanto aos locais para fumar, dentre outras. Porém, vencida esta etapa que até considero rápida, as alegrias começam a se sobrepor às dificuldades e o prazer se torna inevitável. Recomendo também que o livro Tabacos e Cachimbos de Cristóvão Colombo até hoje, de autoria do renomado e mestre Alfredo Maia, seja um livro de cabeceira para os fumantes. Hoje em dia os conhecimentos sobre cachimbos e tabacos são fartamente explorados na internet. Lá se aprende muito.  Outras fontes inesgotáveis são os grupos existentes no Facebook, onde os conhecimentos são trocados a todo instante.  De tudo que falei, a persistência é fundamental para o êxito e a divulgação desta nobre arte.
  
***
 
Desde já meu agradecimento ao confrade Sergio Martins por ter aceito o pedido e ter participado. Obrigado confrade pela brilhante entrevista!
 
***
 
P.S. Confesso que peguei essa ideia do confrade Diego Cavalcante, que no seu blog fez uma pergunta ao confrade Edevaldo. Confrade Diego, copiei sua ideia, mas estou dando a autoria, acredito que não fique chateado, pois coisas boas são para serem seguidas! ;) 

P.S2. Semana que vem tem mais um expoente de nossa arte!

8 comentários:

  1. Confrade Rovian é sempre uma prazer tê-lo em meu circulo de amizade ... E sigamos um guiando o outro nos caminhos da vida junto a nobre arte de cachimbar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade Diego, da mesma forma em relação ao confrade! Essa sua ideia foi genial!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!

      Excluir
  2. Meus parabéns confrades pela iniciativa e por ter logo na 1 entrevista escolhido o confrade Sergio Martins, que com sua simpatia e conhecimento nos presenteou com seu depoimento. Excelente ideia mais do que aprovado !!!! rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade, realmente, o confrade Sergio Martins é um expoente, além de abrigar muito conhecimento, carrega consigo o espirito da nobre arte, sempre muito fraternal e disposto a ajudar.

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  3. Rovian, sempre a nos presentear com grandes novidades, parabéns pela entrevista fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade, fico muito feliz que tenha gostado! Acho uma maneira de se conhecer melhor a nobre arte e quem faz parte dela, os gostos, estilos, enfim, cada entrevista, uma pequena aula! Eu estou aprendendo muito conversando com os confrades!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir
  4. Ótima iniciativa nobre confrade Rovian. Gosto muito do seu blog e aprendo muito também. Grande abraço e ótimas cachimbadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vindo confrade!!! É um prazer ter o amigo aqui, e obrigado pelas palavras!!! Saiba que da mesma forma eu no seu excelente canal do youtube!!!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente