terça-feira, 23 de julho de 2013

Tabaco Black Frigate da Cornell & Diehl - resenha final

 
 
Prezados confrades e amigos, depois de muito navegar com Black Frigate por mares revoltos, outros mais calmos..., em dias bonitos, outros nem tanto, no frio e no calor,  com vento e sem ele, posso lhes afirmar, e não costumo fazer isso com qualquer tabaco, esse é um tabaco singular!

Não digo que seja o melhor, mas é um tabaco que tem um encanto, tem estrela! Ele te leva a um lugar único, que somente ele tem acesso! Não nego que é um tabaco difícil de se cachimbar, mas o sabendo, se torna deliciosamente recompensador!

Nesse momento, escolho um cachimbo (que momento prazeroso o de escolher um cachimbo para um tabaco que se gosta!) sento em minha poltrona, imaginando que estou em pleno mar..., vivendo momentos que não vivi junto a ele..., apesar de ter vindo, de alguma forma, desse grande oceano...Mas, deixando de conversar "fiada", vem comigo descobrir um pouco sobre Black Frigate, da Cornell & Diehl...!

Ao abrir a lata sentimos uma explosão de aroma, um cheiro marcante, forte, exótico! É ele, exalando a maresia impregnada em seu casco! Um cheiro no mínimo intrigante e diferente, forte, pois toma "conta do ambiente"!

Black Frigate exala um aroma de latakia da melhor qualidade! Pois é disso que o marinheiro precisa, de algo forte, durador, persistente, como a latakia desse tabaco! Não como algumas latakia que ao abrir a lata se some com o ar....!!! Interessante que, juntamente com o latakia  desponta o Navy Cavendish, resultando em um aroma adocicado/acre, estranho ao olfato, mas tentador! Ficamos querendo desvendar os aromas...,e isso encanta o cachimbeiro/marinheiro!

 
Em ultima analise, remete a frutas secas, e em segundo plano a fermento, pão..., talvez levemente nozes, em raros lampejos! Porém, esses aromas são "turbinados", pois o latakia se juntou ao Navy Cavendish fornecendo um aroma único, difícil de descrever, eu confesso!!! Em síntese, sentimos o latakia e o Navy Cavendish unidos e o turco mais ao fundo, presente discretamente!
 
Um tabaco de coloração escura, com relampejos claros! Em corte "kumble cake", fácil de esfarelar com a mão! Mas deixa vestígio nos dedos e um leve cheiro também.
 
Nessa altura, pego meu Zippo, para resistir a ventania do mar e acendo com facilidade Black Frigate, denotando que esse tabaco vai ter um boa queima, quem sabe um pouco acelerada...vejamos.
 
Suas 6 primeiras baforadas são a expressão máxima do prazer que um excelente latakia pode proporcionar! Interessante que, junto ao sabor do latakia, sentimos uma "doçura" advinda do Navy Cavendish que foi docemente banhado pelo rum. Ao fundo, está o turco, fornecendo mais complexidade ao sabor! Resultado, um latakiado "doce", intrigante e muito SABOROSO! É como se fosse a própria partida para o alto mar.....só alegria!
 
Adentrando o 1/3 do fornilho, sentimos o oriental magicamente adicionar uma leve picancia e imprimir seu sabor mais "acre". O latakia continua a lançar seu sabor delicioso.....nesse momento, o mar se torna mais revolto e Black Frigate se torna mais encorpado, puxando para um sabor latakiado-picante que remete a terra! Intrigante, misterioso, diferente, mas saboroso!

No final do 1/3 o sabor está forte, marcante, encorpado! O oriental começa a liberar sua adstringente juntamente com uma dose maior de "picancia"! O mar esta forte, com ondas e ventos que balançam o fornilho, é hora do cachimbeiro/marinheiro ter cautela e diminuir o ritmo para Black Frigate não afundar! Pois o tabaco foi ficando amargo e estava se tornando desagradável!

Percebemos que o latakia é o que controla o sabor desse tabaco, mas que o oriental também não está para brincadeira.  Interessante que Black Frigate é rápida, possui uma queima acelerada e uma fumaça abundante, o que preenche a boca de sabor! Porém, como a queima é acelerada, requer cuidado......

No 2/3 o latakia continua presente com força (demonstrando sua proporção na mistura e sua qualidade!), dando o norte desse tabaco. O oriental adiciona ainda mais "picancia", agora, aliado ao Navy Cavendish sentimos um gosto ao fundo de algo doce, e isso é muito gostoso!!!

Detalhe, o fornilho tem que estar frio, senão o tabaco fica amargo e ruim! Requer maestria e experiência do cachimbeiro para ser bom. Do contrário, torna-se um tabaco amargo! Paciência é o segredo para esse tabaco ser estupendo, como de fato, ele é!!! Se você conseguir cachimbar ele, sem cozinhar, sem esquentar, será um tabaco delicioso!!!
 
Destaco que esse tabaco desde o 1/3 lança um sabor intrigante,  que remete a um sabor adocicado, esse detalhe, é certamente o encanto de Black Frigate!!! Tentando desvendar mais a fundo, diria que é algo "licoroso", quem sabe advindo do rum que foi adicionado ao Cavendish, resultando que, este ao ser adicionado aos demais e formar o cake, acabou resultando nessa sabor muito peculiar e saboroso! Sintetizando ao máximo, temos o sabor do latakia tradicional, misturado a um sabor de terra e uma dose picante do oriental, com um toque doce/licoroso do Navy Cavendish, um espetáculo!!!!
 
O 3/3 desse tabaco é forte no sabor! Difícil de ser cachimbado, pois remete muito a terra, a couro, a animal..., com lampejos doces e o fundo do oriental com sua característica mais picante!. Interessante que o latakia até agora não deixou de estar presente! O final do 3/3 é muito forte, meio desagradável, eu confesso....
 
Esse tabaco pode ser o paraíso ou a própria escuridão! Segredo/dica. Acaso for cachimbado quente e o tabaco cozinhar, ele vai resultar nos sabores de terra, couro, vai ser amargo e picante. Se cachimbado friamente e não cozinhar no fornilho, ele resulta num latakiado doce com um fundo do maravilhoso turco e com aquele "doce" espetacular e diferente da fermentação do Cavendish "no rum"! Essa seria minha dica de ouro do 1/3 em diante para se ter um estupendo tabaco! 
 
Sintetizando. Um tabaco maravilhoso! Porém, depende exclusivamente de você fazer ele brotar em todo seu belo sabor!!! Vai encarar essa? Está preparado?
 
Um tabaco encorpado no sabor, com latakia presente do inicio ao fim, com oriental ao fundo adicionando seu sabor e sua picancia. O Navy Cavendish com seu sabor intrigante e sua doçura única, resultando em um sabor diferente, gostoso, muito saboroso!
 
Excelente queima! Fumaça abundante e azulada! Cinza fina e branca como a areia.
 
Nível médio em nicotina.
 
Um tabaco diferente, singular, único! Recomendo!
 
Nota: 9,0 com estrelas!
 
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
 
P.S. Tabaco forte, encorpado! Depois de cachimbar, deixa na boca seu sabor!
 
P.S2. Tabaco com queima muito quente, muito rápida! O que requer atenção para não esquentar demais....
 
P.S3. Não recomendado para iniciantes, pois requer uma cachimbada fria do inicio ao fim.
 
P.S4. Depois que respirou/abri a lata, cerca de umas 48horas depois ele estava mais "doce". Isso tornou o tabaco mais delicioso ainda! Como veio no ponto de umidade perfeito porém sofreu uma secagem rápida, deve ser consumido dentro de um mês, pois depois disso ocorre seu declínio!
 
P.S5. Cachimbei ele esfarelando, pois não tem como cortar em flake, os ele se esfarela. Porém, ao esfarelar, se pode deixar com farelos mais grossos, diminuindo a combustão do mesmo e tendo uma queima mais lenta.
 
P.S6. Nunca perca o valor da diversão, ela é um indicativo que você está vivo!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente