Prezados amigos e confrade, dedido o post de hoje para falar sobre o nosso tão famoso briar. Com sua raiz se faz os melhores cachimbos de madeira. Abaixo sua raiz em estado bruto.
Apresenta-se normalmente como um arbusto, ou pequena árvore, entre 1 e 4 metros de altura, com hábito perene. No entanto, em regiões montanhosas onde a água é abundante (como na ilha da Madeira), pode formar verdadeiras árvores e florestas com alturas de até 7 metros. O tronco pode atingir, por vezes, mais de 40 centímetros de diâmetro.
Esta planta tem folhas lineares de até 4 milímetros de comprimento, verticiladas. As flores apresentam uma corola largamente campanulada, branca, com 2 a 2,5 milímetros, dispostas em panículas. Apresenta rebentos branco-pubescentes e prefere essencialmente solos ácidos.
Encontra-se normalmente em matagais xerófilos perenes por toda a bacia mediterrânica e para oeste até Portugal e ilhas da Madeira e Canárias. Surge ainda em algumas áreas isoladas de África, nomeadamente os montes Ruwenzori na Etiópia e na linha vulcânica dos Camarões
Ao longo do tempo foi usada para a produção de "carvão vegetal" e também sua raiz para a fabricação de cachimbos e em vedações dos campos. Na ilha da Madeira a sua presença é de elevada importância na sustentação dos recursos hídricos da ilha devido ao seu papel na captura da água dos nevoeiros, fenómeno também conhecido como precipitação oculta
Muito boa ideia de post! Arepliquei no meu blog. Dei crédito e espero que não se importe! Abraço!
ResponderExcluirObrigado confrade amigo, pode utilizar sim, sem nenhum problema! Sou da opinião que tudo que divulgue a nobre arte deve ser feito, ainda mais no seu blog, que é um dos melhores blog de cachimbos.
ResponderExcluirTemos de divulgar a nobre arte, todos saimos ganhando, inclusive o "mundo".
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!!