quarta-feira, 4 de julho de 2012

Erica arborea: o mundo do cachimbo nunca mais seria o mesmo

Bom dia prezados confrades amigos, o post de hoje do nosso blog é sobre a melhor madeira para produzir cachimbos, qual seja, o tão famoso, Briar.

Com a descoberta do Briar  (meados do século XVIII), cientificamente falando da  Erica arborea, uma madeira que Deus enviou aos Homens para construírem seus cachimbos o mundo do cachimbo mudou para melhor, pois foi apartir desse momento que os artesões colocaram suas mentes e mãos a funcionar, criando verdadeiras obras de arte. Mais uma vez, o cachimbo se aproxima das artes, utilizando-se dessa para expressar toda a sua beleza e grandeza.

Foi no ano de 1856 que oficialmente nasceu o primeiro cachimbo da famosa madeira (LOPES, José Manuel, Cachimbos. Marcas, Fabricantes e Artesãos. Ed. Quimera, Lisboa, 2004, p. 27). Acredito que três coisas fizeram com que o briar fosse tão aclamado e tão valorizado, primeiro sua extrema resistência ao calor; segundo, uma madeira que não deixa cheiro/odor, logicamente, não contaminando o tabaco e a cachimbada; e terceiro, mas não menos importante, a extrema beleza que os veios e seus olhos podem revelar!!! Com tantas qualidades, os cachimbeiros passaram a colecionar cada vez mais, aumentando sua coleção, ao passo que isso impulsionou os artesões a fabricarem mais cachimbos e mais belos!

Enfim, foi uma descoberta que mudou mundo do cachimbo e a relação entre cachimbeiro e cachimbo, que agora, além de cachimbeiro, passou a ser também um colecionador! Não é por acaso que o ditado popular que "todo cachimbeiro é um colecionador"!

Sem mencionar que, um cachimbo que dura mais (não trinca com facilidade), que não deixa cheiro e que é belo, estreita o laço entre cachimbo e cachimbeiro, pois esse vai ter um excelente companheiro de cachimbada por muito tempo, quiça por toda a vida! Acredito que esse foi o toque de mestre que o briar trouxe para a nobre arte, UNIR O CACHIMBEIRO AO SEU CACHIMBO, de uma maneira antes nunca vista! Isso faz com que indubitavelmente o cachimbeiro passe a ver o cachimbo não apenas como um objeto, mas como um companheiro de jornada e de bons momentos. Faz com que a obra e o criador se conheçam melhor, pois o tempo indicará quais os tabacos são os indicados para determinados cachimbos, quais ocasiões são as melhores para determinados cachimbos, estreitando os laços e criando um elo perene e resistente. Simplesmente faz com que os cachimbeiros gostem/amem seus cachimbos!!! Algum cachimbeiro pensa diferente???!!rsssssssssssss

Espero que tenham gostado desse pequeno texto.

Um abraço e excelentes cachimbadas, claro que, com um cachimbo de Briar!!!rsssssssssssssssssssssssssss



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente