segunda-feira, 25 de abril de 2016

Tabaco Black XX - pequena resenha da amostra recebida do confrade Adriano Ramos Passarelli!




Amigos, recebi uma pequena amostra do confrade Adriano R. Passarelli, essa amostra provém de lata e não de "bulk", apenas para esclarecer! 

O aroma desse tabaco veio fraco, pois já estava aberto há alguns meses, perdendo, portanto, a sua força.  Porém,  percebemos que é um aroma exótico,  diferenciado. O aroma é de difícil descrição,  complexo,  beira a algo queimado com um fundo levemente doce, matizes terrosas também são encontradas!  Como o aroma estava fraco,  não consegui me aprofundar muito! 

Piquei o tabaco deixando pedaços mais triturados e outros mais inteiros, "taquei" fogo e fui para a festa!



Esse tabaco é de puro Virgínia, encorpado tanto no sabor, quanto em nicotina, um tabaco para corações e estômago fortes!!!

O ponto de umidade estava mais para seco, o que certamente deixará esse tabaco ainda mais encorpado no sabor!   Teve um  bom acendimento e uma queima mediana!

O sabor é encorpado desde o início,  porém no início do 1/3 percebemos o sabor do virginia com uma pequena doçura;  uma pequena picancia já é notada desde o início!  Sabores terrosos, animal, couro, mineral são sentidos desde o começo, revelando sua complexidade e aumentando também seu corpo, tornando o tabaco encorpado já no primeiro terço do fornilho!

No 2/3 a picancia esta bem maior e o sabor amargo cresce de uma maneira que torna o tabaco muito amargo, deixando seu sabor de lado e restando apenas o desagradável amargor! Detalhe que já aqui no 2/3 a nicotina é forte, realmente exigindo cuidado!

É um tabaco que tabaco que requer uma cachimbada extremamente fria e com baforadas curtas, pois o privilegia diminuindo seu amargor!

O 3/3 é amargo, forte, picante, diria que beirando ao desagradável,  realmente complicado! 

O que dizer desse tabaco? Quando provei ele em outra oportunidade, era um tabaco em "bulk" e com o ponto de umidade perfeito, este estava mais para seco.  Na primeira oportunidade eu tinha apreciado bem mais, ou seja, existia mais sabor, mais doçura e menos amargor. Nessa segunda oportunidade ele restou muito amargo e desagradável. 



Diferença do mesmo tabaco em lata e o vendido à granel!

Este fato me remete a diferença que existe entre o mesmo tabaco vendido em lata e a granel.  O de lata é sempre mais concentrado!  Não apenas nesse tabaco, mas em outros que provei. Esse fato é bom para misturas inglesas e balcânicas,  mas nem sempre em Vas, burleys e Vapers!

Conversando com o confrade Alex Agrico o mesmo revelou-me que ora se encanta com Black XX e ora desgosta,  foi o que de certa forma aconteceu comigo! 

Destarte, classifico como um tabaco inexplicável! :)

Minha dica só poderia ser, experimente! :)

Tabaco com boa fumaca, cinzas brancas como a neve e finas como a areia.

Tabaco fortíssimo em nicotina, cuidado!

Um abraço e excelentes cachimbadas!

2 comentários:

  1. Bela resenha, confrade.

    A descrição do sabor é bem o que eu senti, mas eu tb senti gosto de borracha,ferrugem e diesel (palavras que eu nunca imaginei usar p/ descrever um tabaco!)
    Também acho que o da lata deve ser mais forte e com mais sabor do que a granel, bem como em todos os casos.

    Agora, quanto à força, este é o tabaco mais forte de todos que já experimentei. Foi o UNICO que chegou a me dar tonteira de verdade e amolecer as pernas. Já experimentei muitos tabacos fortes mas este, de longe é o mais forte de todos, e de uma distância enorme! Não me esqueço do dia em que abri a latinha, fumei meio fornilho (sem prazer algum mas com uma curiosidade que não acabava) e depois, ao tentar me levantar do sofá, não conseguí!!! Sério mesmo :o
    Claro que depois este efeito cessou, e se tornou um tabaco quase normal. Mas a primeira vez foi muito estranha! Como se fosse alguma droga ilegal potente, e não apenas um virginia! Muita nicotina!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado confrade! Concordo, tem muitos nuances e sabores estranhos difíceis de serem descritos! Realmente, é muito forte, somente usei fornilhos pequenos e senti a bomba mesmo assim! :)

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente