sábado, 7 de novembro de 2015

O tabaco perde nicotina com o tempo?



Prezados, transcrevo aqui um tópico que criei no face,  bem como a resposta do confrade Alfredo Maia sobre a questão, que diga-se de passagem, foi resolvida no melhor estilo Sherlokiano!hehehhe


***

Prezados confrades, tenho uma pergunta e gostaria de saber a opinião dos amigos a respeito da seguinte questão.
Depois que um tabaco é "finalizado", ou seja, terminado todo seu processo de cura e feito um blend - mistura- e é posteriormente embalado para consumo, ele pode sofrer alteração em seu grau de nicotina?
Por exemplo, recordo-me um vez que experimentei um Peterson Irish Flake e o mesmo logo depois de aberto veio com uma certa umidade e achei ele muito forte, porém, depois que ele restou mais seco, achei que ele perdeu um pouco sua força no quesito nicotina.
Mas enfim, esse é só um exemplo, gostaria de saber se o tabaco depois que é embalado para o consumo pode aumentar ou diminuir sua nicotina ou ela permanece inalterada?
A literatura, salvo melhor juízo, afirma que ela permanece inalterada, mas essa experiência que tive, me deixou pensativo.
Gostaria de saber a opinião dos amigos.

Resposta do confrade Alfredo Maia:

"Traduzido de um forúm americano sobre cachimbos: ... há substâncias no tabaco (algumas das quais criadas durante o envelhecimento) que podem catalisar ou inibir a absorção da nicotina pelo corpo humano. Portanto a quantidade absoluta de nicotina não é um bom indicador de quanto vc vai sentir a pancada da nicotina. Perique e Latakia, por ex. são percebidos por muitos como tabacos fortes mas o primeiro é mais baixo em nicotina que o burley ou muitos dos tabacos curados no fogo, enquanto o último não é dramaticamente mais fraco em nicotina que outros tabacos curados no fogo, mas até bem mais baixo que um VA curado ao sol."

E ele disse mais, achei muito interessante:

Embora a quantidade de nicotina inalada (absorvida) com a fumaça do tabaco seja muito pequena (a maior parte da substância é destruída pelo calor) ....


***

Muito interessante né! Pequenas grandes curiosidade que se analisadas nos fazem compreender certos acontecimentos cotidianos!

Espero que tenham apreciado!

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente