segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Tabaco Samuel Gawith Navy Flake - resenha final!






Prezados, esse tabaco foi um dos que mais rendeu em número de postagens devido a se modificar muito depois de aberto e há algumas particularidades!  Foi algo inédito,  abri ele não senti latakia, depois senti levemente,  mudou de sabor - um pouco - e de aroma, enfim, sem dúvida é um tabaco complexo e que merece nossa consideração!

Particularmente, independente dessa lata que degustei e que vou resenhar, vou adquiri-lo novamente, para, digamos,  "tirar a teima", tendo em vista que esse tabaco é considerado muito bom por muitos grandes cachimbeiros que eu conheço e tenho a maior consideração! 

Não falarei do aroma e dos demais pontos já abordados, apenas ressalto que, a cada dia que passa, incrivelmente a latakia desse tabaco se abre mais em aroma e sabor.

As seis primeiras baforadas remeteram-me aos virginias vermelhos com um toque adocicado,  mas muito leve, parece ser a fermentação do rum, um sabor que agrada!  Ele libera os sabores dos virginias, no meu paladar sinto virginia vermelho, menos doce, mais áspero,  mais seco e com uma comedida picancia, não incomoda, mas sentimos ela bem dosada no blend. Aqui o tabaco é reto em seu sabor, se não fosse o fundo que remete levemente ao latakia, mas está é pouco perceptível! 

O 2/3 ele se torna um pouco mais picante e seu lado acre aumenta, dando notas de couro, terra,  um sabor mais forte em boca, mais encorpado e sem doçura alguma, sentimos um sabor diferenciado difícil de descrever,  mas esse sabor não me agrada de todo! A latakia, não senti nessa altura! Detalhe,  aqui ele deixa um retrogosto bem saliente de um virginia forte! 

O 3/3 como que em um toque de mágica, minha deusa negra latakia aparece, com seu sabor mais acentuado, o suficiente para deixar o blend com mais encanto, quem sabe como uma revitalizadora do sabor, pois junto com ela sinto uma leve doçura,  muito leve, oriunda, quem sabe do cozimento do virginia,  apesar dos sabores fortes há encanto nesse último terço,  há mistério,  principalmente se degustado com destilados,  Jack Daniels cai como uma luva, fica a dica! Hehehehhe 

No avançar do 3/3 o blend se torna mais forte em sabor, mas se sente a latakia levemente e uma levíssima doçura que encanta! Estou para dizer que o ponto alto desse tabaco é seu 3/3!

Um tabaco médio em nicotina, com room note tolerável com notas de latakia em seu aroma, mas leve!

Finalizando, pela minha lata, a qual degustei, hoje daria uma nota 7, 7 para esse tabaco!

Detalhe,  ainda sinto que não consegui destrinchar esse Navy Flake em sua totalidade, mas espero fazê-lo em uma nova latinha, só não sei quando! :)

Um abraço e excelentes cachimbadas!

P.S.  Fazer uma resenha sobre um tabaco que se modifica e fica se modificando depois de aberto é sempre complicado,  pois depende do dia que você pegar ele vai sentir nuances outrora desconhecidos, apesar de não mudar na integralidade ele sofre mudanças em alguns nuances importantes, como aconteceu com a latakia que resolveu aparecer em boca somente depois de um tempo do tabaco aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente