segunda-feira, 7 de julho de 2014

Papa Urbano VIII e o tabaco - uma pequena curiosidade!







Você sabia que o Papa Urbano VIII, em 30 de janeiro de 1642 emitiu uma bula Cum Ecclesiae, que declarava que qualquer um que usasse tabaco pela boca ou nariz, tanto em peças inteiras, desfiado, em pó, quanto fumado em um cachimbo, nas igrejas da Diocese de Sevilha, receberia a pena de excomunhão latae sententiae.



Fonte: 
BUESCHER,  John B. A Igreja Católica e o Tabagismo. Disponível em http://apologistascatolicos.com.br/index.php/idademedia/moral/640-a-igreja-catolica-e-o-tabagismo-uma-revisao-historica>. Traduzido por: Rafael Rodrigues. Desde: 05/05/2014.

***

Prezados, esse post não faz nenhum juízo de valor sobre a matéria divulgada, apenas relata um fato histórico, o qual achei interessante compartilhar com os confrades amigos!

3 comentários:

  1. Estaremos chegando lá novamente em breve, confrade. Desta vez, não por decreto da Igreja, mas dos politicamente corretos e nazi-saudáveis. Excomunhões sociais já começaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito confrade! Concordo com o amigo, infelizmente estamos chegando nesse ponto mesmo! ;(

      Excluir
  2. A razão para a proibição, explicou, era proteger a missa e as igrejas de contaminação. Em Sevilha, o mau hábito de usar o tabaco tinha aumentado tanto, disse ele, que homens e mulheres, clérigos e leigos, “tanto enquanto eles estavam realizando os seus serviços no coro e no altar, quanto enquanto eles estavam ouvindo a missa e os ofícios divinos, [que] não eram, ao mesmo tempo, e com grande irreverência, tendo tabaco; e com excrementos fétidos mancham o altar, lugares santos, pavimentos e calçadas das igrejas daquela diocese.” Alguns padres, aparentemente, tinham ido tão longe a ponto de colocar as suas caixas de rapé no altar enquanto eles estavam rezando a missa.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente