Prezados confrades e amigos, numa tarde de domingo, acompanhado de uma xícara de chá de maça com canela, ao som inesquecível de John Coltrane, vou até a estante e pego a lata do tabaco Dunhill Nightcap. Um Dunhill lendário, sem sombra de dúvida, intringante, famoso, tal qual o MM 965!
Esteticamente falando, um lata simpática com seus elementos noturnos, que agradam ao cachimbeiro, condizente com o nome que carrega, traduzindo a essência do tabaco, um tabaco encorpado, para fechar a noite, ou para satisfazer, em uma cachimbada apenas, um paladar exigente!
Abro a lata e exala ao meu olfato o típico aroma das misturas inglesas, sentimos o latakia despontar, como uma flecha ao olfato, mas não tão acentuado que não deixe o virginia exalar seu cheiro maduro e mais "doce". Senti ainda, o aroma do oriental, do delicioso turco da dunhill (igual ao turco do London Mixture, no aroma e no sabor, incrível!!!!)que delícia!!! O perique parece bem dosado, pois sinto seu aroma ao fundo e se misturando aos demais, o que denota estar equilibrado e cumprindo seu papel de "tempero" apenas! O que é ótimo!
Com uma cor mais escura, pelo latakia e perique, os traços mais claros (como podem ver na foto) dado pelo virgina e oriental turco. Um bonito tabaco, sem dúvida! Agradou ao olfato e a visão, resta saber se vai agradar ao paladar!
Pego meu isqueiro Zippo coloco ao lado, pego o tabaco e sinto que o mesmo está no ponto certo para ir ao fornilho e dar prazer! Encho o fornilho com alegria, realmente um tabaco que já contagiou os sentidos desse cachimbeiro, fazendo com que eu queria cachimbar ele com brevidade, com sede!!!
Nightcap acende maravilhosamente bem, indicando que terá uma queima uniforme, e que se entregará ao fogo, ao calor, para exalar/soltar todo seu sabor!
As seis primeiras baforadas são maravilhosas, sem palavras, pois o latakia imprime seu sabor, misturado ao virginia, que se abre na sua doçura, resultando em uma baforado forte em latakia, com um fundo levemente adocicado! Isso simplesmente é muito bom, pois o latakia, apesar de encorpado, está na medida certa para deixar o virgínia imprimir levemente seu sabor. Maravilhoso! Majestoso eu diria! Um latakia de estupenda qualidade!!!
Prosseguindo no 1/3 do fornilho, temos a combinação perfeita do latakia, do virgínia e do oriental, todos cadenciados no paladar, equilibrando-se ao som do maestro! O equilíbrio se traduz no 1/3 do Nightcap, ao dosar a força bruta do latakia com a sutiliza do oriental e do virgínia. O 1/3 resulta num latakia encorpado com fundo doce, o que o torna delicioso na boca! O perique ainda não entrou na festa nesse 1/3. Destaco que, no final do 1/3 o oriental se dá mais em sabor. O 1/3 desse tabaco tem baixa complexidade, pois os sabores estão bem delimitados e contornados pelo latakia, não apresentando nuances significativos, pois ele não deixa os demais avançarem! Haaaaaa....mas o perique é o único que pode com o latakia.....e acredito que no 2/3 teremos um combate bem prazeroso!!!kkkkkkkkkkkk
No 2/3 do fornilho, o perique entra na festa, com seu sabor acre e pincela delicamente as papilas degustativas, tudo isso somado ao sabor indomável do latakia, que nunca se entrega, mas que aqui, resulta em prazer ao cachimbeiro. Latakia + perique, simplesmente maravilhoso em Nightcap!!!! O virgínia e o oriental no 2/3 não podiam com a disputa, se retiraram, ficando apenas na cobertura, dando base, tanto que, sentimos seu sabores apenas ao fundo! O oriental ainda lança uma pequena adstringência, mas muitoooo leve!!!! Um 2/3 mais complexo que o 1/3, mais intenso, mais forte, mais encorpado! Sem dúvida intrigante, com uma complexidade média no sabor.
No 3/3 o latakia e o perique continuam unidos. O perique mais forte (como é de sua natureza quando mais aquecido! irritadinho o moço!!!!kkkkkkkkkkk) que no 2/3, mais picante e mais gostoso!!!! O latakia presente e abrilhantando a night, afinal, nightcap!!!kkkkkkkkkkkkkkk (foi péssimo essa piada, eu sei!!!!kkkkkk) Mas quem surge novamente, é a dona virgínia, entrando na festa com muito encanto (afinal, tb foi aquecida e como toda mulher fica bem melhor assim!!!kkkkkkk), mais doce, mais cozida, o que resulta em um virgínia com mais corpo em nicotina e sensivelmente mais doce! Nesse momento é incrível, sentimos todos os tabacos salientes na mistura, a virginia adicionando sua doçura de mulher, o latakia e o perique mantendo a ordem, e o oriental sutilmente ao lado da virgínia tirando sua casquinha e dando seu levíssimo sabor......enfim, um show saboroso de prazer, um dos 3/3 mais saborosos que já provei!!!! (e isso que o 3/3 é sempre a parte mais complicado de qualquer tabaco!!!!)
A metado para o fim do 3/3 é bemm mais forte, o perique mais quente não é fácil, mas não restou desagradável, o que revela o equilíbrio profundo do Nightcap!!! O toque de mestre´é que o virgínia "mais cozido" contagia com sua saborosa doçura, deixando o final muito bom! Destaco que o oriental no finalzinho deu ainda seu último suspiro, delícia!!! Mas o segredo é cachimbar muitooo friamente!
Um tabaco encorpado no sabor, cinzas finas como areia e esbranquiçadas lembrando neve!
Excelente queima!
Fumaça consistente, azulada, pesada!
Um tabaco encorpado em nicotina (mas eu pensei que fosse mais!)
Recomendado!
Nota: 9,5!
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
P.S. Um tabaco muito bom concebido, onde todos os tabacos tiveram sua vez de brilhar. O perique estava perfeito, em nenhum momento foi desagradável, ao contrário, foi um tempero saboroso!!!
P.S2. Um tabaco com excelente estrutura, que deve ganhar muito com o tempo. Vou tentar comprar umas 5 latas só para envelhecer e abrir uma com 5 anos, outra com 10 anos, outra com 15 anos e outra com 20 anos....quem viver, verá aqui no blog!!!
P.S.3 Nunca me decepcionei com Dunhill. Excelente, um dos melhores Dunhill!!!
salve confrade Rovian!
ResponderExcluirEm fim o aguardado review da touca da noite!
e devo dizer que as impressões do colega sobre ele, são de nos deixar água na boca!
Espero que o tabaco esteja a altura da descrição?, uma poesia (como sempre!), mais tenho certeza que sim! o colega de fato traduzi-u tudo oque esse lendário tabaco significa! corroborando com tudo aquilo que á se fala dele por ai.
Mesmo eu ,que começo a tenho "inclinações" aromáticas, certamente já estou incluindo esse tabaco na lista de compras!
um abraço!,e "boa noite"(essa também foi péssima KKKKK)
P.S não que já não tivesse lido muitos reviews sobre ele; mai nem um se quer em português! sem aquela porcaria do google tradutor, pra destroçar o sentido de qualquer frase com meia duzia de palavras! imagine uma descrição, um review?
então o teu review, é até um serviço de utilidade pública!(KKKKKK), pelo menos pra mim que não leio uma linha em inglês!
Grande confrade!!!
ExcluirO tabaco da "toca da noite" foi excelente!!! So n foi melhor que o serviço de utilidade pública!!!!kkkkkk
só acontece uma coisa triste nesse tabaco...é quando ele acaba!!!!! :(
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Olá amigo.!! pois sem duvida o Dunhill Nightcap é um grande tabaco. fumei-o durante muitos anos.independentemente de ser um tabaco de fim do dia ,em que o nosso corpo quer algo de relaxamento .....foi um tabaco que pude fumar em qualquer hora do dia. para mim é o melhor da casa dunhill. muito bem balanceado. nota se todos os tipos de folhas de tabaco que contem. sem duvida um dos grandes !!
ResponderExcluirobrigado pela critica que fizeste Rovian!! BRAVO!!!!
joao vieira
Perfeitas tuas colocações confrade!!! Realmente um excelente tabaco, também considero um dos melhores Dunhill, senão, o melhor!!!
ExcluirObrigado pelas palavras!!!
Um abraço e excelentes cachimbadas!!!
Boa tarde, onde você comprou este tabaco?
ResponderExcluirBoa tarde, onde você comprou este tabaco?
ResponderExcluirConfrade , um amigo me trouxe do exterior.
Excluir