quinta-feira, 13 de junho de 2013

O grande Gatsby de F. Scott Fitzgerald e um cachimbeiro indo ao cinema!

 
Prezados confrades e amigos, em um dia qualquer, anterior a esse, tive a oportunidade de ver o filme, O grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald. Esse filme é baseado no livro de F. Scott Fitzgerald, um livro que li, mais ou menos, no ano de 1997, quando era um adolescente!
 
Lembro-me que, na época, achei o livro muito interessante, profundo, intenso e com diálogos excelentes,  daqueles que o leitor interrompe e fica pensado (adoro isso quando leio!!!) na genialidade, por exemplo, de uma simples frase, como "O homem deve dominar a vida, se for bom", no contexto do livro/filme, é genial!
 
Voltando para o filme, recomendo,  mas não posso dizer que é tão bom quanto o livro (o filme não passou vários detalhes com conotação religiosa, entre outras coisas que o cinema tem que sintetizar e que acaba prejudicando a visão da obra escrita), mas não é nada mal! Estaria mentindo se afirmasse que o filme é excelente, mas, pela reflexão que leva o telespectador a fazer, vale muito a pena!!!
 
Portanto, recomendo! Um filme de muito sexo, bebida, mulheres, tabaco...de reflexão sobre o passado e sobre o presente, de um sonho americano que não aconteceu!!!!! Talvez uma pequena síntese de todos nós!!!
 
***
 
 
 
Interessante que, o escritor F.Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda, viveram uma vida de prazer, loucuras e excessos! Abaixo, a mais famosa frase de seu romance, que está gravada, inclusive, nos seus túmulos.
 
 
 
"E assim prosseguimos,
barcos contra a corrente,
arrastados incessantemente
para o passado."
 
 
 
 

***
 
A vida de Gatsby era um sonho, um sonho inalcançável, mas, pensando bem, durante o sonho, ele foi feliz! Afinal, a vida é um dádiva fatal e no fim das contas, ninguém sai vivo daqui! A pergunta essencial é, você é feliz????????????
 
Um abraço e excelentes cachimbadas, com um bom livro, é perfeito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente