segunda-feira, 16 de abril de 2012

Ashton CONSUMMATE GENTLEMAN



Prezados amigos, nesse final de semana experimentei a mistura americana denominada Consummate Gentleman, mistura composta de latakia, virginia, burley e maryland. Uma mistuta de vários tabacos, que posso acrescentar, resultou num sabor interessante.Ao abrir a lata sente-se o aroma do latakia, porém o mesmo é contrabalanceado com a doçura do virgínia e o sabor mais suave do burley, indicando que ali, apesar do aroma do latakia se fazer presente, temos mais três outros fumos que marcam sua presença, indicando que a cachimbada não será monocromatica e que poderá ser mais complexa em sabor, fato este que me agradou muito, ver como o latakia se comportaria com tamanho carnaval (virginia, burley, maryland).
No aspecto da cor, extremamente interessante, por temos a escuridão do latakia contrabalanceado com o claro virgínia, ainda sendo perceptivel o burley com sua cor tradicional. Gostei, pois identifiquei essas tres tonalidade e o aspecto ficou interessante!!!
O ponto do tabaco estava exato/perfeito, pronto para ser cachimbado, um fumo que se solta da lata no ponto, dando ao tato a impressão precisa que não estava úmido e tampouco seco.Uma queima excelente, identificada já no momento de acender, o qual, acredito, pela alta combustão fornecida pelo maryland foi um dos tabacos com a melhor queima. Um tabaco que o cachimbeiro pode cachimbar sem se preocupar com a queima, mesmo dando intervalos mais lentos na cachimbada, o maryland fornece a esta mistura uma ótima combustão. Destaco o ponto alto desse tabaco, pois realmente a cachimbada não se apagou e a retomada, mesmo com o ritmo bem lento, foi excelente.
Adentrando o grande momento...as três primeiras baforadas sente-se o latakia presente, que começa a jogar em harmonia com o virginia e o burley. Uma mistura bem concebida, pois sente o latakia ao entrar a fumaça nas papilas degustativas...ao soltar a baforada, os primeiros momentos sentimos novamente o latakia e no final a doçura do virginia...eles nao se misturam formando um novo sabor, mas o percebemos separadamente, momento latakia, momento virginia e no final.....a suavidade do burley. Amigos, tudo isso em uma baforada!!!Achei magnifico, todos misturados mas cada um com sua personalidade, excelente!!!
Na altura de 2/3 do fornilho, o tabaco torna-se mais suave, o latakia diminui sua presença e sentimos um sabor diferenciado, acredito que era o tabaco maryland mostrando a sua face e lembrando de leve o sabor do cigarro. Já no começo do 3/3 do fornilho e até o fim, o maryland, o burley e o virginia se mostram mais ao cachimbeiro, alternando levemente seus sabores. Detalhe, mesmo neste momento o latakia esta presente...um jogo interessante para nossas papilas.Para concluir, um tabaco que possui ao mesmo tempo o vigor da latakia mas também a doçuras dos demais, diria que é um tabaco "latakiado doce", se é que isso é possível...rsssssss
O segredo dessa mistura, na minha humilde opinião, é que o latakia se separa dos demais, então nas baforadas sentimos o latakia e depois a doçura dos demais, porém, cada tabaco mantém a sua personalidade e da tudo de si, fato este fantástico para mim, evidenciando somente o equilibrio e a harmonia dessa mistura, comprovando mais uma vez a importancia de uma mistura ser bem equilibrada em sua quantidade para tornar-se uma boa mistura.
Tabaco médio em nicotina. Cinza branca e fina: bom tabacos utilizados! Fumaça média, porém, ótima queima.
Recomendo.
Nota: 8,5.
P.S. Um tabaco para aproveitar uma bela noite repleta de estrelas, onda a escuridão (latakia) da noite apenas faz com que as estrelas (virginia, burley e maryland) brilhem mais...

2 comentários:

  1. Rovian, parabéns pela excelente descrição!

    Além de conhecimento técnico para decodificar a queima/gosto tens a indispensável inspiração que dá alma ao comentário.

    Acrescentei na minha lista de compras futuras.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado confrade amigo Marcelo!!!

    Também acrescentei a minha lista de compra o Dunhill flake que o amigo tanto gosta!!!

    Um abraço e excelentes cachimbadas!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente