quarta-feira, 9 de março de 2016

Cachimbo MarTelo morta rhodesian Bamboo - meu primeiro cachimbo de morta (madeira fossilizada)



Prezados confrades e amigos, apresento meu mais novo cachimbo, ou melhor, meu primeiro cachimbo feito de madeira fossilizada, a chamada morta! O cachimbo é um MarTelo Morta Rhodesian Bamboo! Confesso que misturar a morta com o bamboo foi uma sacada de gênio do mestre artesão Gustavo Cunha, eu adorei!!!! O impacto visual, a beleza invade os olhos sem pedir licença! O bamboo amarelado se destaca naturalmente e destaca a madeira, criando um efeito "danado" de bom!!! hehehe 

Agora falando um pouco sobre esse material,  madeira fossilizada, ela tem se tornado um objeto de desejo de muitos cachimbeiros, cada vez mais  famosa no nosso meio, mas alguém sabe o porquê disso?

Falando rapidamente de suas qualidades, pesquisando e conversando com confrades mais experientes, descobri que essa "madeira" é muito dura e difícil de ser trabalhada, impossibilitando a produção de cachimbo em escala industrial, então cachimbos com esse material são mais raros de serem encontrados, somente com alguns artesãos que ousam trabalhar esse material. Detalhe, é uma "madeira" muito dura, racha com facilidade, requer ferramentas especiais devido a sua dureza e dificuldade em ser trabalhada/moldada! Porém, depois de pronta é como o melhor aço, resiste ao calor mais que o briar!

Agora, comparando com o briar, nessa minha pesquisa descobrir que ela é tão boa ou melhor que o briar, explico! É uma madeira com grande capacidade de absorção de umidade até mais que o briar - tudo que queremos é essa qualidade para ajudar numa cachimbada mais seca - é mais resistente que o briar ao calor/queima!! Isso não é uma maravilha!!!???? Parece que ela somente começara a queimar a temperaturas em torno de 600 graus, incrível não??!!!! Ou seja, a queima do tabaco no fornilho não afeta sua estrutura!!!

No tocante a sua beleza, ela é escurecida, com catedrais que são o seu charme, vejam nas fotos abaixo, sua beleza me encantou tanto quanto a madeira de briar!

Enfim, vai ser minha primeira experiencia, quando fizer o batismo vou relatando o que achei fazendo uma pequena analise.

Espero que apreciem as fotos e tenham gostado do texto!










Detalhe interessante na foto abaixo, aquela pequena saliência faz com que o cachimbo para em pé na mesa. Gostei, na hora de cachimbar isso facilita bastante!







Agora é escolher o tabaco para o batismo!hehehehe

Um abraço e excelentes cachimbadas!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado confrade! Estou gostando muito!

      Aproveito para convidar o amigo para entrar no nosso grupo no facebook Sabor de Tabaco, será uma honra tê-lo conosco!

      Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

      Excluir

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente