domingo, 23 de dezembro de 2012

Cachimbo do Papai Noel é retirado de nova edição de clássico infantil

Prezados confrades e amigos, infelizmente trago hoje uma nótícia não muito boa, estão tirando o cachimbo do Papai Noel!!!
 
Acho tudo isso uma hipocrisia!!! Abaixo o texto, tirem sua próprio opinião.
 
 
 
 
 
A nova versão do clássico poema de Clement C. Moore “A Visit from St. Nicholas” (Uma visita de São Nicolau), mais conhecida como “’T'was the Night Before Christmas” (Era véspera de Natal), retirou todas as referências do cachimbo do Papai Noel com a proposta de limitar a exposição das crianças ao fumo.
 
A editora canadense Pamela McColl publicou, no mês passado, sua edição da obra original de 1823, de autoria de Moore. McColl recebeu críticas generalizadas de grupos que são contra a censura ao retirar duas linhas do poema, como a descrição de São Nicolau nos trechos “o cachimbo que ele segurava bem firme entre os dentes” e “a fumaça, que cercou sua cabeça como uma coroa”, assim como a edição com uma ilustração que trazia o cachimbo e a fumaça no personagem.
 
McColl, que publicou o livro na sua própria editora, Grafton and Scratch, é contra o tabagismo e acredita que os livros infantis que contenham referências ao fumo devem vir com advertências aos pais. Ela não respondeu a uma solicitação de comentário do jornal inglês Guardian, mas escreveu em seu site que a edição feita por ela no poema original não representa censura.
 
“Eu editei algumas palavras e versos que fazem referência ao Papai Noel fumando e retirei a imagem de seu cachimbo. A ausência dessas palavras não muda o sentido do material do autor, nem o entendimento do leitor ou o aproveitamento da história. A ausência pode salvar vidas e evitar o surgimento de novos fumantes”, disse ela. “Penso que essas razões prevalecem sobre outras considerações. Se o texto sobreviver mais 200 anos, ele terá de ser modernizado para refletir as realidades atuais. Gostaria que as crianças pudessem celebrar o espírito de doação e que refletissem com orgulho sobre as tradições natalinas que marcaram a sua infância, e a melhor maneira de honrar Papai Noel é livrando o bom velhinho do fumo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente