quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sir Walter Raleigh e o cachimbo na corte inglesa da rainha Isabel



Esta foto/imagem é de Sir Walter Raleigh e você vendo essa foto deve estar se perguntando, "quem foi essa pessoa"? Ou melhor ainda, o que esse senhor tem em comum com a nobre arte? Eu vos digo, Sir Walter Raleigh foi quem apresentou para a corte inglesa o cachimbo, fazendo com isso a nobre arte ganhar notoriedade e virar moda (pelo menos naquela momento)! Isso mesmo, um dia na história da humanidade cachimbar era elegante, sinônimo de bom gosto, de status e de muitas outras coisas....enfim acabou virando  moda na corte inglesa e posteriormente teve muito prestigio ao longo da história!

É assente que no final do séc. XVI na inglaterra havia inúmeros cachimbeiros, porém, fato interessante é que a rainha Isabel não apreciava esse hábito e ninguém ousava cachimbar ou mesmo acender um cachimbo perto dela. Aí que entra a coragem e a determinação de Sir Walter Raleigh, que de certa forma criou história e ajudou sobremaneira a difundir a nobre arte.

Este senhor, além de muito determinado, era muito esperto!...um dia estando a Rainha na Câmara Real, resolveu pegar seu cachimbo mais elegante e começar pausadamente a encher seu fornilho. Muito engenhosamente, antes da rainha ter tempo de reagir, perguntou-lhe se ele poderia pesar o fumo que saía de dentro do seu cachimbo. A rainha espantada, ficou surpresa com a pergunta e não acreditou como ele conseguiria fazer isso. Sir Walter disse que tinha um método e que conseguiria,  apostaram uma mão cheia de moedas de ouro.

Sir Walter chamou o químico da corte e lhe pediu para trazer a sua balança mais sensível, onde pesou o seu cachimbo cheio de tabaco. Logo depois, sentou numa cadeira bem confortável e se pôs a cachimbar na frente da rainha (olha o toque de mestre!!!), quando o tabaco terminou e restavam apenas cinzas, Sir Walter deu novamente o cachimbo  ao químico que o pesou, afirmando que agora bastava subtrair o peso do cachimbo depois de fumado ao peso inicial, que  se encontraria o peso do tabaco ( ou ele era muito esperto ou a rainha  Isabel não tinha um QI muito elevado...brincadeirinha ...rsssssssssssss).

A rainha Isabel admirada com Sir Walter e reconhecendo que perdeu a aposta, entregou-lhe as moedas, afirmando mais ou menos isso "Conheci muito alquimistas que desfizeram ouro em fumo mas só você Sir Walter, vi transformar fumo em ouro!" A partir desse momento foi oficialmente introduzido o fumador de cachimbo na corte e virou moda cachimbar!!!

Esse homem institucionalizou o cachimbo na corte, promoveu a aceitação social do mesmo e num toque de mestre, legitimou o ato, afinal, a própria rainha Isabel, autoridade suprema, autorizou!!!

Prezados, espero que tenham gostado do pequeno texto, que usei como fonte única o trabalho de Henedita Martins Ferreira intitulado A IDENTIDADE DO FUMADOR DE CACHIMBO num ambiente legal restritivo. Na sequência posto mais fatos que achei interessante nesse trabalho e em alguns que estou lendo.

Um abraço e excelentes cachimbadas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Acenda seu cachimbo e comente